Tiago Manique
GRAMADO – A bola vai começar a rolar hoje (6) pela manhã, mas não será em campos ou quadras e sim na cancha do Clube Minuano, onde até domingo (8) a entidade será sede do Campeonato Gaúcho de Bolão Feminino, na categoria Melhor Idade. Antes do início das partidas nesta sexta-feira, às 8h, ocorrerá a cerimônia de abertura com o desfile das 24 delegações de 11 municípios.
E Gramado sediando a competição, sete bolonistas e mais o capitão, nome dado ao treinador no bolão, terão a missão de vestir a camisa do Clube Minuano e representar a entidade e o município na busca do título estadual.
O grupo que vai para a cancha está junto há aproximadamente quatro anos. Mesmo acostumadas a participar de campeonatos locais e pelo estado, esta competição tem um ingrediente especial pelo fato de atuar na frente dos torcedores que devem lotar as dependências do clube.
E isto motiva que a taça fique em Gramado, mas conforme a bolonista Rejane Edinger Rammisch, outras equipes também querem ser campeãs, são qualificadas e têm experiência em grandes decisões. “A expectativa é de buscar o título, mas vamos enfrentar equipes experientes, acostumadas com grandes competições, mas sabemos do nosso potencial”, comentou momentos antes de iniciar o treinamento na noite de terça-feira (3) na sede do Minuano.
Jogando com a certeza de casa lotada, é unânime entre as atletas a ansiedade. Neli Tegner admitiu que está ansiosa, mas assim como as demais integrantes do grupo, esta sensação ocorre somente durante a semana que antecede a competição. “A ansiedade está mais agora, nesta semana, mas depois que inicia muda, pois temos que estar focadas e concentradas na partida, mas claro que o apoio da torcida ajuda bastante”, disse.
Vanderlei Carlos Hanauer é o capitão da equipe e considera normal a ansiedade. Quanto à expectativa de atuação no estadual prefere mais a cautela e o foco é a cada dia de competição e depois conforme as atuações, chegar à decisão.
“Normal a ansiedade, é o primeiro ano de todas nesta grande competição, será um aprendizado. Quanto à expectativa, um passo de cada vez, estamos confiantes para chegar à final no domingo e com certeza se possível buscar o título, mas vamos torcer que cada uma dê o seu melhor e se divirta”, comentou.
Hanauer, que está há cerca de um ano treinando as bolonistas que atuarão no estadual, revelou que pessoalmente e como capitão e jogador de bolão está sendo um aprendizado e uma nova família foi construída. “Está sendo para mim uma experiência fantástica, eu aprendo mais com elas, é uma família. Elas jogam com foco e seriedade, são muito amigas, é maravilhoso, uma família construída fora de casa, é muito gratificante”, definiu.
Organização da competição
O Campeonato Gaúcho de Bolão Feminino, na categoria Melhor Idade é organizado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul (FBRGS). A competição terá a presença do presidente da entidade, Enardo Braun, conhecido como Stoba, durante os três dias. Nesta semana, em entrevista ao programa Redação JI na Rádio Integração Digital, o mandatário bolonista contou que está otimista quanto à competição, sendo um dos principais motivos a mobilização de 24 equipes confirmadas para disputarem o título, um acréscimo de 10 clubes em relação ao ano passado.
"A expectativa é muito boa, ano passado fizemos a competição em Carlos Barbosa com 14 equipes e este será o maior que já realizamos nestes quatro anos de minha gestão. Um dos grandes motivos é o fato de ser em Gramado, um polo turístico no Brasil e ainda o Minuano por ser um clube federado", explicou.
Encerrando o mandato nesta temporada, Stoba destaca algumas ações para continuar fomentando o bolão no Rio Grande do Sul, principalmente entre os jovens em um período que está dominado pela internet e jogos virtuais.
"Estamos resgatando também esta tradição do bolão, recentemente realizamos na Suci [Igrejinha] uma competição para os jovens entre 10 e 24 anos e procuramos falar com as sociedades para incentivar. Sabemos que o período hoje é diferente do que há 30 anos, temos a internet e o celular, que fica muito mais fácil. Conseguimos introduzir no currículo do desporto em Nova Petropolis o bolão e muitas cidades estão fazendo isso também, mas é um trabalho a longo prazo. Temos que continuar este legado de tradições germânicas, é um esporte da amizade, festa e alegria, temos competições para pessoas dos 10 aos 90 anos", comentou.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) é uma das apoiadoras do evento e Jacó Schaumloeffel, secretário da pasta, destacou a competição estadual como mais uma forma de fomentar o turismo esportivo, além do projeto de reconstrução da modalidade no município.
"Viemos [SMEL] amadurecendo alguns dias, desde que começamos a incentivar a trazer benefícios da modalidade em Gramado, com melhorias e projetos sociais de bolão está ajudando a fomentar, pois estava prestes a terminar esta tradição. Hoje temos três sociedades com canchas com o incentivo da Prefeitura de Gramado. O evento vai trazer visibilidade para o esporte e também o incrementar o nosso turismo esportivo. Vamos ficar na torcida para que a equipe de Gramado fique com o troféu", finalizou.
Fórmula de disputa
No primeiro dia de competição, hoje (6) às 9h, as 24 equipes vão para a cancha disputar 12 vagas para amanhã (7), que se inicia às 8h, sendo que desta disputa classificam oito para a grande decisão de domingo (8). A decisão tem início previsto para as 9h e entrega da premiação às 15h30. As cinco melhores colocadas garantem vaga no Campeonato Brasileiro que será realizado no Rio Grande do Sul, em data e local a serem confirmados.