REGIÃO – Secretários da Saúde e diretores dos hospitais das cidades que compõem a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) estiveram reunidos na tarde de quinta-feira (11), com o presidente da entidade e prefeito de Canela Constantino Orsolin.
A maioria dos participantes do encontro demonstrou preocupação em relação a atual situação dos municípios no enfrentamento a pandemia. Um dos pontos levantados, o número de pessoas jovens infectadas por Covid-19 e sem comorbidades, pois estão também precisando de mais cuidados e alguns até mesmo de UTI e a gravidade dos pacientes vem aumentando consideravelmente.
Os participantes questionaram as ações do Governo Federal e Estadual. Segundo comunicado enviado pela Amserra não há uma política pública de enfrentamento a pandemia, sendo que concordaram em adotar medidas únicas para toda a região.
Ao final do encontro ficou acordado que a Associação encaminhará as demandas para a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que deverá levar ao Governo do Estado.
Estas solicitações são: volta imediata das aulas presenciais, incentivo ao tratamento imediato, isolamento somente dos pacientes contaminados pela Covid, aumento de recursos federais e estaduais com pagamento na data correta e que o Estado compre o kit entubação e distribua aos municípios.
Pelo que entendi, as solicitações são para que as mortes aumentem, só pode ser isso, né? Pois sem aulas presenciais já está dessa forma, imagina com aglomerações diárias em salas fechadas. E o que significa “incentivo ao tratamento imediato”?
Se querem tantas mortes, prossigam com essas solicitações.