GRAMADO – A aplicação da vacina contra a covid-19 continua no modelo drive-thru na tarde desta sexta-feira (12) na Expogramado. O secretário de Saúde, Jeferson Moschen, alerta que o idoso só receberá o imunizante se estiver com 85 anos completos ou mais e se levar os seguintes documentos: 1) cartão do SUS de Gramado (não pode ser de outra cidade); e 2) documento oficial com foto. Pela manhã, foram aplicadas 81 doses na Vila Olímpica da Várzea Grande.
“Estas regras foram determinadas pelo estado e pelo Ministério da Saúde. É uma questão burocrática que nós temos que respeitar. Porque esses documentos tem que ser digitalizados e apresentados ao ministério. O SUS é universal para questões de urgência e emergência. Mas a cidade recebeu as vacinas baseado no número de habitantes levantado pelo IBGE. Se a pessoa transferir o cartão do SUS para Gramado, daí teremos justificativa para vacinar. Após a vacinação de hoje, vamos ver quantas doses irão sobrar. Daí, vamos liberar para os postos de saúde ou promover outro drive-thru como este”, explicou o secretário.
Para atualizar/transferir o cartão do SUS, é preciso comparecer à Secretaria de Saúde no endereço Rua Ernesto Volk, 300, Centro, com: 1) cópia do RG; 2) cópia do CPF; e 3) cópia do comprovante de residência. Se a pessoa idosa não puder sair de casa, poderá solicitar a visita de um agente de saúde pelo telefone: (54) 3295-7100.