CANELA – Uma cena indignou a comunidade canelense no início da noite deste sábado (28), por volta de 19h30. Na rua dos Piratas, bairro Santa Marta, um cachorro que estava preso por uma corrente foi morto a pauladas por um homem. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um homem segurando um pau e em seguida mostra o cão morto, com marcas de sangue na cabeça.
Conforme uma testemunha, o homem teria pisado na corrente para golpear. “Foi cruel, ele pisou na corrente e o cachorro deitou a cabeça no chão e ele matou a paulada. Meu filho veio correndo me chamar, quando cheguei lá o cachorro já estava morto e ele ainda estava batendo, fomos na cerca, outros vizinhos também, todos xingando ele. Foi muito triste”, descreveu.
Informações indicam que um outro cachorro também foi golpeado pelo homem e ficou ferido. O cachorro estaria sagrando no pátio da família e não permite que a ONG entre lá para resgatar o animal.
A Brigada Militar foi acionada e conforme apurou o homem de 55 anos estaria em surto. Ele foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia. A ONG Amigo Bicho também foi acionada e acompanhou o registro na Delegacia. A entidade de proteção animal confirmou às 21h30, que o autor ficará preso pelo crime de maus tratos.
A nova lei de maus tratos animais determina prisão
Após a repercussão do fato no bairro Santa Marta, a reportagem do Integração conversou com Jerônimo Terra Rolim, da ONG Amigo Bicho, que acompanhou o atendimento e registro da ocorrência policial.
“As pessoas precisam se conscientizar de que isso agora é uma realidade. Tristemente, o bairro Santa Marta, assim como maioria dos bairros de Canela, está abandonado pelo poder público na causa animal e social, culminando em fatos assim. Graças à atuação da Brigada Militar, o pode ocorrer a prisão em flagrante”, destacou Jerônimo.
Rolim também citou o envolvimento do delegado Vladimir Medeiros, titular da DP de Canela. “É preciso destacar que de nada adiantaria a nova lei se não tivéssemos em Canela um delegado atuante como Vladimir Medeiros. Mesmo não estando de plantão, o doutor Vladimir atuou o tempo inteiro com a equipe policial e o delegado plantonista nesse caso. O fato é revoltante e as cenas são fortes, mas devem servir como exemplo para mostrar que os tempos mudaram”, comentou.
CONSCIENTIAÇÃO – “Agora a punição é uma realidade. O delegado Vladimir e o policial Maurício Viegas, por meio do Cartório de Proteção aos Vulneráveis e Meio Ambiente, já estão em contato com ONG Amigo Bicho e este vereador, a fim de iniciar uma campanha de educação e conscientização nos bairros da cidade”, finalizou Jerônimo.
INDIGNAÇÃO – Os comentários na postagem do vídeo expressam revolta. “Meu Deus, quanta maldade. Ele precisa ser punido”, escreveu uma internauta. “Tem que ter muito sangue frio, que absurdo”, postou outra. “Esperamos que ele fique preso”, opinou outro.