Estamos no pico, ou seguimos nele, de casos de coronavírus na região (Canela e Gramado). Canela está com os cinco leitos de UTI lotados e mais outro tanto, pelo menos, de internados em quarto simples. Gramado tem média de dez internados em UTI e outros mais em leitos simples. É preciso enfrentar o problema ajudando quem está na faixa de risco. Respeitar os protocolos e seguir a vida. Não trabalhar é algo que não se pode cogitar, pois não adiantaram tapar um buraco e fazer outro.
Escolas
Neste vai e volta chegamos a novembro, domingo é dia primeiro. A polêmica está estabelecida. Cada um tem uma opinião, ou visão. O MEC acredita ser possível passar todo mundo de ano, mesmo que muitos não viram a cor do lápis todo este tempo. Muitos gostariam que o ano todo fosse, sim, anulado, sem ninguém passar de ano e por aí vai. Particularmente me junto aos que acham certo todos perderem este ano. Viver 2020 em 2021…
Conteúdo para o eleitor
Além de publicarmos aqui, nas páginas impressas do JI, o pensamento, as propostas, de cada candidato a prefeito de Canela e Gramado, produzimos e disponibilizamos uma imensa quantidade de conteúdo extra digital. Acabamos uma série onde entrevistamos todos os candidatos a vice-prefeitos de Canela e Gramado, ao vivo pela Rádio Integração Digital (leiafacil.com) e terça-feira iniciamos uma nova série, agora com os prefeituráveis. Terça-feira é a vez do Evandro, quarta o Beto e quinta o Nestor. No dia 09 vem o Constantino e dia 10 o Tolão.
Debate de encerramento
No dia 06, às 19h30, faremos o debate com os candidatos a vice de Gramado, Alexandre Meneguzzo (15), Marcio Barth (45) e Luia Barbacovi (11). E, no dia 12, quinta-feira, antevéspera da eleição, os três concorrentes a prefeitura confrontarão suas ideias diretamente. O ajuste fino para os dois debates serão tomados em conjunto entre a equipe do Integração e das campanhas em reunião, dia 04. Os locais não serão divulgados, eis que a transmissão será ao vivo e não terá presença de público.
Canela sem debates
Como só tem dois candidatos e um deles se nega a participar de debate, fica inviabilizado. Por isso as entrevistas do Constantino e Tolão serão realizadas na última semana da campanha, dias 09 e 10, respectivamente.
A 15 dias da eleição
Amanhã é dia 31, último dia de outubro. Dali em diante faltarão 15 dias para o pleito. Até aqui a campanha segue um patamar bem bom de respeito, tolerância, paz e harmonia. Nenhum registro grave contra isso. Um pequeno incidente na Várzea beirou algo mais sério. Três membros de uma campanha adversária foram estacionar seus automóveis no pátio do comitê de um candidato. Depois de uma breve discussão a coisa se atenuou. Mas fica a dica: respeite para ser respeitado.
Apostas
Temos 11 partidos com candidatos para a Câmara de Vereadores de Gramado. Mesmo que fosse um por partido dois ficariam de fora, mas vão sobrar mais partidos sem representação, pois existe uma ‘coisa’ chamada coeficiente, que é obtido fazendo a divisão de todos os votos válidos dados aos 97 candidatos, pelo número de vagas. Temos ao todo um pouco mais do que 32 mil aptos a votar. Estima-se que 20% não compareçam e mais 15% não votem para vereador. Teríamos então, cerca de 22 mil votos válidos para dividir por 09. Assim, o coeficiente seria de 2.444 votos. Logo, cada partido que somar este tanto entre todos os seus concorrentes, coloca um vereador. Um partido dos que não completarem o coeficiente poderá classificar um, pelas sobras.
Quantos elegem?
São onze agremiações concorrendo: PP, 14; MDB 14; PSDB, 12; PTC, 1; PDT, 06; PCDOB, 06; PSC, 14; Republicanos,12; PT,06; PSL 09 e PTB, 05. Então, quais desses faz o coeficiente? Em Canela cinco siglas têm candidatos, mas também não serão todos que elegerão pelo menos um vereador.

A foto registra meus amigos Cláudio e Zanis Coelho, no Café Colonial, recebendo o jornalista e presidente da Abrajet Sergipe, Luis Mendonça. É um dos tantos amigos que muito ajudaram e ajudam seu Coelho a divulgar Gramado Brasil afora, há muitos anos.