A maioria das regiões do Rio Grande do Sul deve ter muita umidade e chuva pelos próximos quatro dias, a contar desta sexta (2). A previsão consta do Boletim Integrado Agrometeorológico nº 13/2020, divulgado nesta quinta (1º) pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater-RS e Instituto Riograndense do Arroz.
Na sexta (2), a frente fria avança rapidamente e provoca chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados, associados com rajadas de vento e queda de granizo. No sábado (3) e domingo (4), o deslocamento de uma área de baixa pressão manterá a chuva em todo o estado.
Na segunda-feira (5), devido ao avanço de um novo sistema frontal, a nebulosidade e a chuva persistirão na maioria das regiões, com rajadas de vento e chuva forte no Sul e Leste do Estado. Na terça (6) e quarta-feira (7), o ingresso de uma massa de ar seco garantirá o tempo firme, com ligeiro declínio das temperaturas em todas as regiões.
Os totais esperados deverão ser inferiores a 10 mm nas Missões e Alto Vale do Uruguai. No restante das áreas, os volumes oscilarão entre 20 e 50 mm na maioria dos municípios. Na Zona Sul, Região Metropolitana e no Litoral os valores deverão superar 70 mm, podendo alcançar 90 mm em várias localidades.