Desapareceu um vice. A dinâmica desta fase da eleição faz tudo mudar em segundos. Desde a quarta à noite, até o meio da tarde de ontem o pré-candidato a prefeito do PSDB, Gilberto Tomasini, tinha um vice. Neste momento porém, o diretório mudou de presidente, assumindo o garoto Gregório Nardini, já que Celso Fioreze será candidato, a princípio, a vereador e pediu até sábado para chancelar o nome apresentado por Tomasini. E mais, esquentou a negociação com o MDB. Há um grupo grande de tucanos que gostaria de fechar com Evandro Moschem.
Frustração
É possível imaginar a frustração do Beto Tomasini e claro, do seu vice, naquela reunião. Pois a decisão de candidatura própria havia sido tomada exatamente para obterem consenso. O PSDB está dividido entre apoiar Nestor e Evandro. Mas, quem está na política sabe que as coisas neste período são dinâmicas.
Evandro também frustrado
O pré-candidato a prefeito pelo MDB, Evandro Moschem, vinha dizendo que não pretendia participar deste pleito. Pelo fim, seu compromisso com a sigla que o elegeu vereador e vice-prefeito o fez mudar de ideia e aceitar o desafio, pelo grupo. Porém, este, o grupo, não lhe correspondeu, mantendo-se vinculado à prefeitura, atrasando sua pré-campanha. Assim, ao meu ver, seu compromisso está pago. Se desistisse de concorrer ninguém poderia lhe cobrar nada.
Marinando
Se tem uma coisa que o Fedoca sabe fazer bem é deixar um assunto em banho maria. Até ontem não tinha desistido oficialmente de ser candidato a reeleição. Nem sim, nem não. E seu guri de recado mandando mensagens noite adentro. Eu sei que ele não vai, mas seus partidos aliados não. É que para mim é fácil, posso palpitar e até errar. Mas os articuladores da campanha não, estes precisam saber os planos do “dono da caneta”.
Um vice para Evandro
A articulação da campanha vive tensa. Um vice que una os principais partidos da atual administração PDT, MDB, PT e PCdoB é algo bastante difícil. Fontes da coluna dão conta do oceano que os separa dentro da prefeitura. Mas, se pudesse ser alguém do PSDB, quem sabe. Se for o Celso Fioreze, ele tem transito.
Calmaria
Em relação aos CCs do MDB que compõem a atual administração de Gramado, há calmaria. A princípio as partes envolvidas fizeram por Gramado. Não é hora de abandonar o barco. Se está bom ou se está mal, o compromisso de todos é até 31/12/20. Se isso de alguma forma compromete a busca por um nova mandato, e o preço a pagar. Só o Jacó que não para de mandar mensagens aos emedebistas nas madrugadas….
Um vice para Nestor
Os vereadores Luia e Dr. Bira são os pré-candidatos. No diretório, se for para o voto, vence Luia. Mas não é o que deve ocorrer. Ambos têm capacidade para serem acolhidos na administração caso Tissot seja eleito. Logo, durante a próxima semana deverão chegar a um consenso. Ontem a cúpula esteve reunida com os dois, mas até fechar a coluna não tinha definição. Imagino que acabe sendo o Bira, que se perder a disputa não concorre a vereador, mas Luia sim, mesmo sendo convencido a abrir mão da chance de ser novamente vice-prefeito de Nestor, como foi nas duas gestões deste, concorreria à reeleição de vereador, mantendo seus votos para fortalecer o partido, fazendo legenda para a Câmara. E, porque, segundo a coluna levantou, Bira seria preparado nestes quatro anos para suceder Nestor, que não pretenderia ir a reeleição em 2024. Claro, se for eleito dia 15 de novembro próximo.
Gramadense
Boa notícia que finalmente iniciam as obras da Arena Gramadense. Votei favorável à permuta à época acreditando que aquele novo empreendimento fará conjuntos aos demais esportivos da cidade, condicionando o município a receber grande competições plurais e times profissionais para pré-temporada. Dava angústia ver os prédios subindo onde era o campo e nada da Arena ser liberada.
Tremores
Ontem em todo o município de Gramado foram percebidos novos estrondos seguidos de leves tremores, especialmente na parte da manhã. Na página do Facebook do JI vieram relatos até de Canela e da Várzea Grande. Porém, até o momento a origem é desconhecida. A Defesa Civil do Estado investigou o ocorrido dias atrás e mandou dizer desconhece os motivos. E a especulação e preocupação são grandes. E de fato é preciso que isso seja esclarecido. Não pode ficar assim dito pelo não dito. Se isso é por interferência humana, acho que está na hora de reavaliar certos procedimentos nas nossas obras.
Diz a nota encaminhada pela Prefeitura de Gramado:
“Os abalos e estrondos que têm sido registrados desde meados de agosto em Gramado, principalmente no bairro Piratini, não têm origem definida. O coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, informou que solicitou informações ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). O Cemadem, por sua vez, entrou em contato com o Observatório Sismológico da UnB – Universidade de Brasília.
O analista do Observatório Sismológico informou que a estação mais próxima ficaria em Canela, e que teve mau funcionamento nos últimos dias, não sendo possível recuperar os dados que seriam de magnitude fraca, informou o coordenador da Defesa Civil do RS. A Estação Sismológica de Canela é operada pela USP, mas devido à pandemia, as instituições não estão conseguindo encaminhar técnicos para a manutenção dos equipamentos. A Defesa Civil de Gramado continua em alerta com relação a estes eventos, inclusive para a possibilidade de terem origem em detonações irregulares. Os casos podem ser informados à Defesa Civil, pelo telefone (54) 99629-6160”.
Cacique Restobar
Point dos anos 60, 70 e 80, o Café Cacique volta totalmente renovado, mas sem apagar a história. O início da operação será hoje à noite. O prédio construído nos anos 40, foi totalmente repaginado. O empreendimento é do meu amigo Gilmar Boeira (Beiço), que há 43 anos aprendia a função de garçom ali mesmo e hoje investe alto para trazer de volta essa história, junto com sua filha Bruna Lohmann. Tô ansioso para conhecer. Desejo sucesso!