InícioColunistasApareceu um vice

Apareceu um vice

Tempo de leitura: < 1 minuto

Desapareceu um vice. A dinâmica desta fase da eleição faz tudo mudar em segundos. Desde a quarta à noite, até  o meio da tarde de ontem o pré-candidato a prefeito do PSDB, Gilberto Tomasini, tinha um vice. Neste momento porém, o diretório mudou de presidente, assumindo o garoto Gregório Nardini, já que Celso Fioreze será candidato, a princípio, a vereador e pediu até sábado para chancelar o nome apresentado por Tomasini.  E mais, esquentou a negociação com o MDB. Há um grupo grande de tucanos que gostaria de fechar com Evandro Moschem.

Frustração

É possível imaginar a frustração do Beto Tomasini e claro, do seu vice, naquela reunião. Pois a decisão de candidatura própria havia sido tomada exatamente para obterem consenso. O PSDB está dividido entre apoiar Nestor e Evandro. Mas, quem está na política sabe que as coisas neste período são dinâmicas.

Evandro também frustrado

O pré-candidato a prefeito pelo MDB, Evandro Moschem, vinha dizendo que não pretendia participar deste pleito. Pelo fim, seu compromisso com a sigla que o elegeu vereador e vice-prefeito o fez mudar de ideia e aceitar o desafio, pelo grupo. Porém, este, o grupo, não lhe correspondeu, mantendo-se vinculado à prefeitura, atrasando sua pré-campanha. Assim, ao meu ver, seu compromisso está pago. Se desistisse de concorrer ninguém poderia lhe cobrar nada.

Marinando

Se tem uma coisa que o Fedoca sabe fazer bem é deixar um assunto em banho maria. Até ontem não tinha desistido oficialmente de ser candidato a reeleição. Nem sim, nem não. E seu guri de recado mandando mensagens noite adentro. Eu sei que ele não vai, mas seus partidos aliados não. É que para  mim é fácil, posso palpitar e até errar. Mas os articuladores da campanha não, estes precisam saber os planos do “dono da caneta”.

Um vice para Evandro

A articulação da campanha vive tensa. Um vice que una os principais partidos da atual administração PDT, MDB, PT e PCdoB é algo bastante difícil. Fontes da coluna dão conta do oceano que os separa dentro da prefeitura. Mas, se pudesse ser alguém do PSDB, quem sabe. Se for o Celso Fioreze, ele tem transito.

Calmaria

Em relação aos CCs do MDB que compõem a atual administração de Gramado, há calmaria. A princípio as partes envolvidas fizeram por Gramado. Não é hora de abandonar o barco. Se está bom ou se está mal, o compromisso de todos é até 31/12/20. Se isso de alguma forma compromete a busca por um nova mandato, e o preço a pagar. Só o Jacó que não para de mandar mensagens aos emedebistas nas madrugadas….

Um vice para Nestor

Os vereadores Luia e Dr. Bira são os pré-candidatos. No diretório, se for para o voto, vence Luia. Mas não é o que deve ocorrer. Ambos têm capacidade para serem acolhidos na administração caso Tissot seja eleito. Logo, durante a próxima semana deverão chegar a um consenso. Ontem a cúpula esteve reunida com os dois, mas até fechar a coluna não tinha definição.  Imagino que acabe sendo o Bira, que se perder a disputa não concorre a vereador, mas Luia sim, mesmo sendo convencido a abrir mão da chance de ser novamente vice-prefeito de Nestor, como foi nas duas gestões deste, concorreria à reeleição de vereador, mantendo seus votos para fortalecer o partido, fazendo legenda para a Câmara. E, porque, segundo a coluna levantou, Bira seria preparado nestes quatro anos para suceder Nestor, que não pretenderia ir a reeleição em 2024. Claro, se for eleito dia 15 de novembro próximo.

Gramadense

Boa notícia que finalmente iniciam as obras da Arena Gramadense. Votei favorável à permuta à época acreditando que aquele novo empreendimento fará conjuntos aos demais esportivos da cidade, condicionando o município a receber grande competições plurais e times profissionais para pré-temporada. Dava angústia ver os prédios subindo onde era o campo e nada da Arena ser liberada.

Tremores

Ontem em todo o município de Gramado foram percebidos novos estrondos seguidos de leves tremores, especialmente na parte da manhã. Na página do Facebook do JI vieram relatos até de Canela e da Várzea Grande. Porém, até o momento a origem é desconhecida. A Defesa Civil do Estado investigou o ocorrido dias atrás e mandou dizer desconhece os motivos. E a especulação e preocupação são grandes. E de fato é preciso que isso seja esclarecido. Não pode ficar assim dito pelo não dito. Se isso é por interferência humana, acho que está na hora de reavaliar certos procedimentos nas nossas obras.

Diz a nota encaminhada pela Prefeitura de Gramado:

“Os abalos e estrondos que têm sido registrados desde meados de agosto em Gramado, principalmente no bairro Piratini, não têm origem definida. O coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, informou que solicitou informações ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). O Cemadem, por sua vez, entrou em contato com o Observatório Sismológico da UnB – Universidade de Brasília.

O analista do Observatório Sismológico informou que a estação mais próxima ficaria em Canela, e que teve mau funcionamento nos últimos dias, não sendo possível recuperar os dados que seriam de magnitude fraca, informou o coordenador da Defesa Civil do RS. A Estação Sismológica de Canela é operada pela USP, mas devido à pandemia, as instituições não estão conseguindo encaminhar técnicos para a manutenção dos equipamentos. A Defesa Civil de Gramado continua em alerta com relação a estes eventos, inclusive para a possibilidade de terem origem em detonações irregulares. Os casos podem ser informados à Defesa Civil, pelo telefone (54) 99629-6160”.

Cacique Restobar

Point dos anos 60, 70 e 80, o Café Cacique volta totalmente renovado, mas sem apagar a história. O início da operação será hoje à noite. O prédio construído nos anos 40, foi totalmente repaginado. O empreendimento é do meu amigo Gilmar Boeira (Beiço), que há 43 anos aprendia a função de garçom ali mesmo e hoje investe alto para trazer de volta essa história, junto com sua filha Bruna Lohmann. Tô ansioso para conhecer. Desejo sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido