O mês de maio marcou a retomada do setor moveleiro gaúcho com números positivos para a produção desde o início da pandemia. Os dados do relatório “Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil” com informações de junho corroboram a evolução dos negócios. A alta foi de 30,6% sobre maio, totalizando 5 milhões de peças.
Situação semelhante ocorre com as exportações. Começou em maio com alta de 27,6%, seguiu em junho com 18,6% e, em julho, com 13,2%, sempre na comparação com o mês anterior. Em julho, os Estados Unidos lideraram como principal destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul, respondendo por 26,5% dos valores, seguido pelo Uruguai, com 18,2%, e Chile, com 11%. Destaque para o crescimento expressivo das vendas para Porto Rico e Costa Rica.
Os dados produzidos pelo IEMI – Inteligência de Mercado, a pedido da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, também apontam crescimento no consumo aparente de móveis no Rio Grande do Sul. O relatório indica venda de 4,2 milhões de peças em junho, incremento de 33,5% sobre o mês anterior.