Maior produtora de frutas e olerícolas do Rio Grande do Sul, a região da Serra vem ganhando cada vez mais destaque e investimentos para continuar crescendo. Cultivos como pêssego, maçã, ameixas e uvas, dentre outros, provém, em sua maioria, da agricultura familiar. Essas produções abastecem unidades da Ceasa de Caxias do Sul, Porto Alegre e São Paulo.
Há, no entanto, necessidade de tornar a atividade agrícola sustentável, tanto ambiental quanto economicamente. Para fomentar essa produção e impulsionar a agricultura familiar, os produtores da Serra encontram apoios em cooperativas de crédito, como a Sicredi Pioneira. Além do financiamento, a instituição passou a oferecer ferramentas que ajudam a solucionar as dificuldades do dia a dia da propriedade.
Esse impulso tem origem na startup Elysios Agricultura Inteligente, com fomento da Sicredi Pioneira. Por meio da parceria são fornecidas ferramentas para a gestão otimizada da propriedade rural. São soluções como rastreabilidade e otimização de insumos, com visualização em tempo real dos acontecimentos do cultivo. Os registros são armazenados pelo do aplicativo Demetra, que é o Caderno de Campo Digital desenvolvido pela startup.
O documento permite que o produtor dedique seu tempo aos cuidados do manejo da planta, enquanto a tecnologia faz o levantamento e controle das estimativas e variáveis da lavoura. A solução foi criada por um grupo de ex-alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com foco inicial no setor de frutas, verduras e legumes, podendo ser adaptada conforme a necessidade de cada cultura.
De acordo com Carlos Martinho Berres, assessor de agronegócio da Sicredi Pioneira RS, os produtores têm acelerado o uso de tecnologias. “É uma solução que dá qualidade e segurança a toda cadeia, ou seja, produtor, intermediário e consumidor”, destaca Berres.
No mês de agosto deve ser iniciado um projeto piloto com produtores da região, com possibilidade de ser estendido até final do ano a todos os produtores que tiverem interesse e necessidade do sistema para organização e qualificação da propriedade. “Esta parceria vai valorizar a produção de frutas e hortaliças da Serra gaúcha, ajudando os produtores na gestão da propriedade e comprovando a qualidade dos cultivos”, acrescenta Mário Apollo Brito, diretor comercial da Elysios.