O Centro Tecnológico Randon (CTR) recebeu R$ investimento de R$ 3 milhões para ampliação do laboratório estrutural, o que permitiu incrementar a capacidade instalada. Dentre outras melhorias, foram acrescidos novos atuadores hidráulicos, centrais de compartilhamento e softwares para controle, captação e tratamento de dados. “Os processos de durabilidade acelerada para avaliação de ciclo de vida de produtos têm ganhado representatividade no ramo da mobilidade, um direcionamento de engenharia que reflete a constante busca pela agilidade de lançamento das novas tecnologias. Todos estes movimentos resultaram na ampliação de capacidade e maior flexibilidade no atendimento às demandas técnicas”, explica Joel Boaretto, gerente de Inovação do CTR.
Com o aumento da capacidade do laboratório estrutural, o centro tecnológico atenderá novas demandas de setores como da indústria automotiva em geral, implementos rodoviários, veículos fora de estrada e linha agrícola. De acordo com Boaretto, o investimento é parte de um conjunto de iniciativas para consolidar o Centro Tecnológico Randon como um dos principais complexos para o desenvolvimento de produtos e soluções para indústria da mobilidade no país.
O diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira, assinala que esse investimento se soma ao espaço Innovation Lab, criado para reforçar o trabalho de equipes multidisciplinares de inovação. Antecipou que, ainda este ano, a estrutura do CTR com a inauguração de uma área para ensaios dinâmicos, com 53 mil m², juntamente com um pista de baixo atrito, para desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de freio e controle de estabilidade.
Criado há 10 anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações. Localizado em Farroupilha, em área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias. A estrutura conta com 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições. Possui um prédio de 2.200 m², com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos.












