GRAMADO – O acidente em frente ao pórtico da Várzea Grande, que tirou a vida de Bruno Saueressig na manhã de sexta-feira (7), mobilizou a comunidade em prol de uma rótula para aquele local que, frequentemente, vem sofrendo com colisões pela dificuldade na travessia da ERS-115, motivada pela velocidade dos motoristas pela via estadual e pelo fluxo intenso e muitas vezes dúbio em razão das vias paralelas de ambos os lados. Saueressig trafegava pela rua Faustino Rissi, e faria a travessia pela rodovia com seu Prisma, quando foi atingido na lateral esquerda (lado do motorista) por um caminhão.
A Associação Vale das Montanhas (AVM) se envolveu imediatamente solicitando que sejam tomadas providências urgentes nos dois trevos, em frente ao pórtico e no entroncamento com a Avenida do Trabalhador. Para o presidente da AVM, Dirlei Swaizer, é imperativo que se evite novos acidentes em um local em que eles são previsíveis e que de longa data aguardam uma solução. “A Associação vai ir até o fim neste assunto, este assunto se tornou prioridade dentro da associação”, disse Swaizer.
Debatido na Câmara
Na Câmara de Vereadores o assunto repercutiu na sessão de segunda-feira (10). Além de se solidarizar com os familiares da vítima, os parlamentares lamentaram que há muitos anos vem sendo levado às autoridades a necessidade de rótulas nestes dois locais e os responsáveis nada fazem.
Os três vereadores da localidade, Rafael Ronsoni, Rosi Ecker e Volnei da Saúde, ambos dos Progressistas, tiveram ainda o apoio de outros colegas na questão. Como a rodovia é estadual cabe ao Estado uma providência, por meio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), atual concessionária.
Rafael Ronsoni lamentou que “a cada dia, cada mês, cada ano, estamos perdendo nossos vizinhos, nossos irmãos, naquele local”. Ele lembrou que em 2017 teve a promessa do então presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, de que, assim que chegasse um projeto da parte da Prefeitura de Gramado, a concessionária construiria um pórtico, ao modelo daqueles existentes na mesma via, nos municípios de Três Coroas e Igrejinha. Rosi Ecker disse que levou o assunto ao Ministério Público (MP) mais uma vez, “pois não podemos mais perder vidas ali”.
Volnei da Saúde lamentou que os edis não são ouvidos, segundo ele, pela Administração Municipal e EGR e lembrou que no dia anterior ao acidente fatal, teve um atropelamento em plena faixa de segurança, mas que por sorte não resultou na morte da vítima. Manu da Costa (Republicanos) destacou que ainda em 2017 levou o assunto ao MP carregando consigo todos os pedidos anteriores dos parlamentares e até mesmo das legislaturas passadas, mas que nenhuma atitude foi tomada e as mortes continuaram. Sua conclusão é de que o Estado é “intocável”. O vereador Renan Sartori (MDB) lembrou que na última reunião em que foi tratado do assunto foi dito que os planos mudaram na troca de presidente da EGR porque agora a intenção do Estado é terceirizar a concessionária para a iniciativa privada.
Pedidos de melhoria desde 2017
O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, informa que irá se reunir com técnicos da EGR para agilizar a realização de melhorias nos entroncamentos da ERS-115 com a avenida Primeiro de Maio e rua Faustino Rissi, na Várzea Grande. Ele pretende sensibilizar a empresa para a necessidade de oferecer mais segurança aos pedestres e motoristas. “Nossos pedidos não são de agora, depois da recente tragédia, mas desde 2017”, afirma Quevedo.
Segundo Quevedo, em 2018, juntamente com a secretária de Governança, Simone Bender, se reuniu com técnicos e o então presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, quando apresentaram propostas para melhorar a segurança dos usuários da ERS-115. Na ocasião foram apresentadas as propostas de duas rótulas nos dois entroncamentos.
O presidente da EGR, na época, informou que encaminharia os dois projetos para licitação. Mas com a mudança no governo estadual e nomeação de novo presidente da EGR, as duas propostas que não tinham sido licitadas ainda, motivaram nova solicitação por parte das secretarias de Trânsito e Governança ao novo presidente, Urbano Schmidt. “Ele nos informou que iria tomar conhecimento das demandas, mas adiantou que a prioridade da EGR seria a sinalização viária e a melhoria das condições asfálticas da rodovia. Salientamos para ele que havia projeto aprovado na empresa e que a obra era importante para a segurança dos motoristas e pedestres”, informou Quevedo. Além de encontros, os pedidos foram reiterados através de ofícios.
Segundo o secretário de Trânsito, esta demanda das intercessões da avenida Primeiro de Maio e rua Faustino Rissi com a ERS-115 são urgentes. Ele frisou que outros pedidos do município relacionados à rodovia já foram atendidos pela EGR, como a melhoria do acesso à rua Miguel Tissot e ao bairro Três Pinheiros, sinalização e melhoria do acesso ao bairro Jardim.
Além destas duas rótulas na Várzea Grande, a EGR já havia aprovado o rearranjo geométrico da rótula da Fiat, na estrada Gramado-Canela.