Tiago Manique
CANELA – O primeiro tiro certeiro que mereceu pódio, medalha de bronze, em uma das maiores competições internacionais e por merecimento a desfile em caminhão do Corpo de Bombeiros foi em 2011, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no México. Nesta semana, terça-feira (30) pelo mesmo evento esportivo, mas em Lima no Peru, o atleta de tiro esportivo e morador de Canela, Roberto Schmits, 51 anos, acertou novamente o alvo e conquistou a sua segunda medalha panamericana na carreira, mais uma de bronze.
Logo que o resultado foi alcançado, o atleta canelense recebeu mensagens através de redes sociais. O prefeito Constantino Orsolin, se manifestou em sua página no Facebook e lembrou da primeira medalha panamericana de Roberto.
“Parabéns meu amigo Roberto Schmits. Canela tem orgulho de ti por mais essa conquista: bronze no Pan de Lima, Peru. Em 2011, você já nos deu orgulho de ser bronze no Pan de Guadalajara”, escreveu o chefe do executivo.
Na mesma noite, ainda em meio a comemoração com os atletas da Seleção Brasileira, Roberto conversou com a reportagem do Jornal e Rádio Integração Digital. Emocionado ao receber a medalha, ele mencionou deste momento e da representatividade da conquista não somente para ele, mas para colegas, alunos e a modalidade.
“Estou curtindo muito este momento, confesso que esta conquista foi gratificante, pelo esporte a nível brasileiro, o que representa para meus amigos e alunos é sempre muito legal não tenho palavras pela felicidade”, descreveu.
Natural de Novo Hamburgo, o atleta adotou Canela para fixar moradia e este acolhimento é retribuído por ele, ao mencionar sobre representar o Brasil e o município nas competições nacionais e internacionais.
“É muito emocionante representar o Brasil e ganhar uma medalha, mas esta é especial e vai para todo o povo canelense, este município que amo de paixão, não tive a felicidade de nascer, mas quando Deus quiser, fechar os olhos aí é muito bom carregar a bandeira do Brasil, mas se pudesse levava ao pódio a de Canela, mas onde vou eu levo comigo”, comentou.
O atirador não tem ainda uma data certa para estar em Canela. Domingo (4) desembarca no Brasil, mas seguirá para um breve período de descanso no litoral e depois a preparação para a etapa da Copa do Mundo, na Finlândia, competição que ocorrerá entre os dias 11 e 22 de agosto, que vale vaga para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.
“Vou para praia ficar junto com minha família e descansar mentalmente, pois cansa muito pelo alto o nível de concentração e esse bronze é 50% da Alessandra [Dutra, coordenadora de preparação mental] do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que me ajudou muito. Venho realizando um trabalho com ela, nunca tive um acompanhamento assim”, declarou.
Desempenho para conquistar o bronze
Roberto foi melhorando no decorrer da competição. Na primeira eliminatória, terminou na 10ª colocação, entre os 31 atletas participantes. Na segunda fase, disputada na manhã de terça (26), subiu para a terceira colocação, atrás do mexicano Jorge Díaz Orozco e do peruano Alessandro de Souza.
Na decisão, o primeiro a cair depois de 25 tiros foi o canadense Matthew Van Haaren. Na rodada seguinte, o mexicano Jorge Díaz Orozco, que liderou toda a classificação, foi eliminado e ficou com a quinta colocação. O peruano Alessandro Souza acabou na quarta colocação com 28 acertos.
O brasileiro manteve o desempenho nas eliminatórias e, com 32 acertos, garantiu o bronze. “Estou no meu terceiro e último Pan e vou buscar a vaga na minha última Olimpíada. Meu projeto é seguir a carreira como treinador”, contou ‘Schmitão’.