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Empresas lançam plano de saúde para quem tem mais de 49 anos

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Apresentado por seus idealizadores como produto sem similar no mercado brasileiro, o plano Maturidade Max é resultado de uma parceria entre a operadora Fátima Saúde, Hospital Saúde e Alfa Laboratório, empresas com sede em Caxias do Sul. O produto, que será colocado à disposição do mercado a partir de 9 de setembro, tem foco exclusivo no público com idade acima dos 49 anos. A proposta é garantir atendimento de qualidade, até superior aos padrões atuais, com custo inferior, de até 40%, ao praticado atualmente no mercado.

De acordo com o diretor do Fátima Saúde, Roberto Zottis, o modelo atual de operação dos planos chegou ao seu limite de sustentação econômica. “Está muito difícil equacionar os custos crescentes do serviço com a renda das pessoas mais maduras, especialmente nos planos familiares”, explicou.

Argumentou que a inflação da área da saúde supera de quatro a cinco vezes a geral e os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Saúde não cobrem os custos. Ao mesmo tempo, o índice é sempre superior ao aumento dos salários ou das aposentadorias. Neste ano foi de 7,35%. “Foi mais político do que técnico”, definiu Zottis, reconhecendo, no entanto, que prejudica os operadores e clientes. O diretor citou que, atualmente, o estado já tem 31% de sua população com habitantes acima dos 50 anos, parcela que crescerá para 48% nas próximas quatro décadas.

 

Parcerias com base em sinergias

 

O diretor Roberto Zottis explicou que o principal diferencial na nova relação é que os três atores serão sócios na operação – na forma de contrato e não por meio de uma pessoa jurídica. Portanto, buscando objetivos comuns, que garantam atendimento de qualidade, a um preço menor, e com maior eficiência e celeridade. Os usuários do plano passarão a ter de 30 a 40 médicos clínicos que farão o atendimento inicial, no espaço Life, localizado no prédio do antigo Hospital Del Mese, na Avenida Júlio de Castilhos.

O funcionamento será em horário comercial, mas com possibilidade de extensão à noite caso a demanda justifique. “Também poderemos aumentar o quadro de profissionais”, antecipa Zottis. Já os exames serão todos realizados no Alfa Laboratório e as internações no Hospital Saúde, que também fará os atendimentos de urgência e emergência. Os médicos especialistas poderão vir a ser os que já atendem pelo Fátima Saúde, desde que alinhados com a nova visão do plano. “É provável que a rede ganhe outros profissionais”, comentou. De acordo com o diretor, uma das grandes vantagens do modelo é que haverá um prontuário único por paciente, acessível a todos os envolvidos. “Estamos resgatando o médico de família do passado”, salienta.

Para Zottis, um dos grandes desafios será mudar a cultura do usuário, que hoje tem total liberdade para escolha de médicos e laboratórios. Reconhece que, aparentemente, trata-se de uma restrição. Mas pondera que esta visão não é real. “Mais do que resolver problemas, o médico de referência é o elo entre o paciente e os responsáveis pelo atendimento, no caso de especialistas. Este profissional gerencia a saúde do paciente”, reforça Luciano Bauer Gröhs, assessor técnico do Fátima Saúde.

 

Valores abaixo dos praticados pelo mercado

 

Para garantir a compreensão do Maturidade Max, antes da efetivação da compra, os interessados deverão participar de um evento para a conexão ao modelo, com uma apresentação sobre o formato de atendimento em que também será mostrada toda a estrutura disponível. Desde esta segunda (29) está aberto um período de pré-cadastro.

Os valores são definidos em função de idades. Os planos individuais começam em R$ 430,37 para quem tem entre 49 e 53 anos; R$ 537,96 entre 54 e 58 anos; e R$ 768,74 a partir de 59 anos. A operadora também terá planos familiares. O usuário terá a garantia de atendimento quando estiver fora da cidade, a exemplo do que ocorre atualmente.

A partir do lançamento, os primeiros 500 contratos que efetivarem a adesão, terão desconto de 10% nos primeiros seis meses de mensalidade. A perspectiva de Roberto Zottis é que os este lote seja comercializado no prazo de dois a três meses. Ele reconhece que é possível haver uma forte migração deste público já atendido pela operadora para o novo plano, gerando, inicialmente, uma perda de receita. “Mas queremos é atrair novos usuários”. O reajuste do plano seguirá as normas da Agência Nacional de Saúde.

 

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