InícioNotíciasGeralProjeto “Música nos Bairros” propaga cultura e história pelos bairros de Gramado

Projeto “Música nos Bairros” propaga cultura e história pelos bairros de Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

Disseminar música, cultura e história pelos Bairros de Gramado. Assim é o “Música nos bairros”, criado no ano passado pela Secretaria da Cultura, através de uma parceria com o grupo Bocalis, o projeto teve apresentações na Várzea Grande e Serra Grande.

Agora, com a apresentação “Bocalis Interpreta Cinema”, que reúne músicas baseadas em trilhas sonoras da indústria cinematográfica mundial, o projeto chega ao Bairro Dutra, nesta quinta-feira, às 20h, no salão da Capela Imaculada Conceição, na Rua Fernando de Noronha, n° 135.

“Nas primeiras apresentações na Serra Grande e Várzea, nós apesentamos músicas que contavam a história de Gramado, através do espetáculo Raízes no Tempo que contextualiza a história da Região das Hortênsias através do canto e de danças típicas gaúchas, alemãs e italianas”, explicou Ester Horlle, presidente do grupo Bocalis.

Ela ressaltou que o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da região. “A música que apresentamos toca na alma das pessoas. Também temos a intenção de despertar nos jovens o interesse pela música”, disse Ester.

Até o final do ano, o “Música nos Bairros”, fará apresentações em diversos bairros da cidade. Após o Dutra, o projeto segue para Vila do Sol, Piratini, Avenida Central e Várzea Grande. “Estamos recebendo um apoio muito grande da Prefeitura, através do secretário da Cultura, Allan John Lino e do prefeito Fedoca. Os dois têm nos ajudado a disseminar a cultura pela cidade de Gramado”, concluiu a presidente do Bocalis.

HISTÓRICO

O Grupo Bocalis foi criado em março de 2001 e em agosto do mesmo ano foi criada a Associação dos Amigos do Bocalis.

A trajetória dos integrantes iniciou em 1988. Desde então o grupo busca evolução vocal e cênica, com o intuito de desmistificar o canto coral, transformando suas apresentações em espetáculos dinâmicos ocupando espaços alternativos.

O objetivo é suscitar no público lembranças de momentos, através do olhar e da audição, aliada a uma seleção de músicas que marcaram diversas épocas. As músicas são apresentadas por solistas, duetos, trios, octetos e o grupo todo, acompanhado por teclado, violão e, ocasionalmente, quartetos de corda ou orquestras.

O Bocalis é integrado por cantores das cidades de Gramado e Canela. Todos frequentam aulas de canto, teoria musical, percepção e teclado com o objetivo de aperfeiçoarem seu conhecimento musical.

Foto: Divulgação 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido