InícioNotíciasEsportesA conquista da Copa América passou pelas mãos de um gramadense

A conquista da Copa América passou pelas mãos de um gramadense

Tempo de leitura: < 1 minuto
Foto: Arquivo Pessoal/Facebook/Divulgação

Tiago Manique

[email protected]

GRAMADO – Rio de Janeiro, 7 de julho de 2019 e quando o relógio cravou às 17h,o árbitro chileno Roberto Tobar, apitou o início da decisão da Copa América entre Brasil e Peru que terminou com vitória brasileira e o título da competição. Na arquibancada, mais de 70 mil torcedores apreensivos e outros milhares assistindo pela TV torcendo para Alisson, Éverton, entre outros talentos do time de Tite.

Para que tudo fique alinhado e transcorra o melhor possível dentro das quatro linhas e faça com que a bola role normalmente, personagens anônimos trabalharam incansavelmente para deixar o palco pronto para os jogadores.

Um destes craques dos gramados não é atleta e sim o analista de campos esportivos, o gramadense Tiago Rodrigues que foi juntamente com a empresa em que presta serviços para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) cuidar do gramado do Maracanã e os Centros de Treinamentos no Rio de Janeiro para as seleções durante o período da Copa América. Com a decisão, foram no total seis partidas realizadas em um dos maiores templos do futebol mundial.

Com aproximadamente 10 anos de experiência neste setor e ter trabalhado na preparação de gramados para Copa das Confederações em 2013, no ano seguinte o Mundial e 2016 nas Olimpíadas no Rio, currículo não falta para que Tiago fosse credenciado para atuar neste ano em uma competição internacional.

E desta vez o desafio foi maior. Os campos ganharam um capítulo a parte, algumas seleções e atletas reclamaram das condições, como o craque argentino Lionel Messi e o técnico Tite. Calendário apertado com excessos de jogos e condições climáticas foram um dos pontos destacados por Tiago para que alguns locais não estejam em condições favoráveis.

“Tivemos muito trabalho, ficamos apreensivos e tensos. Tivemos dificuldade de trabalhar para cuidar dos campos, pois o calendário esportivo do futebol sulamericano é injusto, diferente da Europa, aqui são jogos intensos, no caso o Maracanã, Flamengo e Fluminense utilizam o local. Mesmo que o manejo de reparo é igual que da Europa, aliados as condições climáticas e o período de uma semana que nos entregaram o Maracanã é humanamente impossível deixar o campo 100% como merecia a competição”, explicou.

Ele desabafou tecendo críticas a algumas pessoas por desconhecerem o manejo de trabalho nos campos de futebol. “Fico chateado com alguns comentários de gente formadoras de opinião de parte da mídia, alguns são covardes, não tem conhecimento sobre a situação, não sabem o que realmente acontece”, pontuou.

Arena do Grêmio

Tiago atuou no Rio de Janeiro, mas um dos locais que resultou em mais reclamações foi o gramado da Arena do Grêmio. Mesmo não sendo de responsabilidade do gramadense, mas como é um tema corriqueiro de contestações principalmente por parte do técnico Renato Gaúcho, o analista voltou ao tema das peculiaridades de cada gramado e pontuou que um dos problemas enfrentados na casa gremista foi o projeto arquitetônico da Arena.

“Cada estádio tem uma particularidade e no caso do estádio do Grêmio a arquitetura construída para deixar o torcedor mais confortável, impede que parte do gramado receba luz solar natural, o que torna mais difícil pela quantidade de sombreamento, ai sendo necessário utilizar luz artificial que simula o mesmo do sol, mas que às vezes não é a quantidade necessária”, ponderou.

Logística e contato com astros

Seis horas antes do início de cada partida, o trabalho dentro do campo tem que estar finalizado e entregue e Conmebol, ocorrendo em algumas oportunidades a necessidade de atuar na manutenção no período da noite ou madrugada. Diante destas peculiaridades do trabalho, o contato com astros da bola fica despercebido.

“Agente passa mais tempo preocupado com o gramado do que acontece no palco de jogo, sempre atento para resolver o mais rápido possível trabalhamos para que tudo ocorra bem, então esta parte de jogadores e celebridades fica em segundo plano, passa despercebida muitas vezes nem tomamos visão do entrono, mas claro falando do lado torcedor é gratificante ficar próximo de grandes jogadores”, comentou.

Agora é Gramado

Na segunda-feira (8) Tiago retornou para Gramado onde se prepara para reiniciar suas atividades profissionais na Prefeitura, pois precisou ser exonerado do cargo que ocupa para ir até o Rio de Janeiro. Segundo ele, o método de manejo utilizado nas competições internacionais que atua são os mesmo que aplica nos campos em que as equipes amadoras e o Gramadense atua no município. Ele deu um parecer sobre os andamentos das obras na Vila Olímpica.

“Os campeonatos chegando ao fim tem alguns campos para serem preparados  que é como se fosse para jogadores como Cavani e Messi é sempre com o objetivo de dar as melhores condições possíveis. Estamos finalizando na Vila Olímpica o sistema de drenagem mais de mil metros de drenos sendo necessário para dar melhores condições principalmente por causa da chuva e trabalhar para colocar à disposição o mais rápido possível”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido