InícioNotíciasEconomiaIndústria gaúcha tem segundo mês seguido de crescimento

Indústria gaúcha tem segundo mês seguido de crescimento

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após queda de 3,1%, em março, e crescimento de 2,3%, em abril, o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) voltou a subir em maio, 1,5%, com ajuste sazonal, na comparação com o mês anterior, revela pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta segunda-feira (8). A última vez que a atividade da indústria de transformação gaúcha cresceu por dois meses seguidos foi no último bimestre de 2017.

Mesmo assim, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, alerta que os resultados positivos não alteram o quadro de estabilização observado atualmente. "Além da volatilidade, grande parte dos números de maio, sobretudo as comparações anuais, está inflada pela paralisação dos caminhoneiros em 2018. Com a demanda interna e externa insuficientes, diante dessa conjuntura a indústria gaúcha tende a retomar lentamente o ciclo de recuperação perdido no segundo semestre do ano passado", explica Petry. 
Segundo análise da FIERGS, os juros e a inflação baixos podem abrir espaço para alguma reação no segundo semestre, mas em ritmo lento por causa do desemprego elevado, da crise fiscal, da incerteza política e da crise argentina. Diante desse cenário, a evolução atual da indústria gaúcha deve continuar, nos próximos meses, estabilizada, mas em nível suficiente para sustentar o crescimento no ano. No médio e longo prazo, no entanto, uma elevação sustentada só se dará com a aprovação de reformas para que os investimentos retornem e a recuperação do setor ganhe força. 
Relativamente ao mesmo mês de 2018, a atividade industrial gaúcha registrou a maior alta desde março de 2010: 13% em maio. Além da baixa base de comparação, pelo efeito da crise dos caminhoneiros, maio de 2019 ainda teve um dia útil a mais do que o de 2018. Com isso, o IDI-RS acelerou o crescimento no acumulado do ano de 1,9% até abril para 4% até maio, a maior taxa do ano. 
Na comparação anual acumulada de janeiro a maio, somente a massa salarial caiu, 1,9%, entre os seis componentes do IDI-RS em relação ao ano passado. As maiores altas foram observadas no faturamento real, 10,9%, e nas compras industriais, 8,5%. Os demais indicadores também exerceram influência positiva: a UCI (1,7 ponto percentual), as horas trabalhadas na produção (0,9%) e o emprego (0,5%). 
Por setor, entre os 17 pesquisados pela FIERGS, 11 registraram aumento na atividade no período nos cinco primeiros meses, três a mais do que em abril. Mas apenas três cresceram acima da média geral: veículos automotores, 19,8%; tabaco, 17,4%; e madeira, 16,3%. Já os principais impactos negativos vieram de alimentos, 1%; têxteis, 5,8%; e vestuário, 8,3%.

 

MERCADO

Projeção de PIB cai para 0,82%

 

A estimativa do mercado financeiro para o crescimento da economia este ano continua em queda. Segundo o boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central feita junto a instituições financeiras, a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzida de 0,85% para 0,82%, a 19ª queda seguida. Para 2020, a expectativa é que a economia tenha crescimento maior, de 2,20%, a mesma da semana passada. A previsão para 2021 e 2022 permanece em 2,50%.

A estimativa de inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, se manteve em 3,80% este ano. Para 2020, a expectativa é de 3,91% e para os anos seguintes segue em 3,75%. A taxa Selic, na visão do mercado, será de 5,50% no final do ano. Para 2020, 6% e, nos dois anos seguintes, 7,5%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido