InícioNotíciasEconomiaPesquisa aponta alta na inadimplência dos gaúchos

Pesquisa aponta alta na inadimplência dos gaúchos

Tempo de leitura: < 1 minuto

Embora o percentual de famílias gaúchas endividadas em maio deste ano seja inferior ao mesmo período em 2018, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor apresentou a terceira elevação do índice de famílias com dívidas em atraso e o segundo avanço consecutivo daquelas que não terão condições de pagar nos próximos 30 dias. As informações divulgadas pela Fecomércio-RS acendem o alerta sobre as condições de endividamento dos gaúchos nos últimos meses.

Para o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, a atenção deve estar focada nos indicadores de inadimplência. "O número de famílias endividadas não é problema por si só. Acessar crédito é algo bom para a pessoa e para a economia. O problema é quando o endividamento não consegue ser manejado, o que acaba implicando em inadimplência", comenta.
O índice das famílias endividadas em maio deste ano foi de 64,8%, enquanto em 2018 fora de 67,5%. Entre aquelas com rendimento de até 10 salários mínimos, que compõem 80,7% da amostra da pesquisa, houve aumento na passagem de abril para maio, de 60,6% para 61,6%. Já entre as famílias com receita acima de 10 salários mínimos, o endividamento caiu de 82,1% para 78,5%.
A parcela da renda comprometida teve avanço sobre abril, passando de 29,7% para 29,9%. Dentro deste ínterim, também foi analisado o tempo de comprometimento com dívidas, que teve redução considerável, de 7,5 meses para 5,3 meses, nos últimos 12 meses. O cartão de crédito foi apontado por 77,6% dos entrevistados como a principal forma de contrair dívida. Na sequência estão carnês (28,5%), financiamento de carro (14%) e crédito pessoal (13,9%).
Com relação às dívidas em atraso, o índice de maio foi de 19,1%, abaixo do indicador de 2018 (31,6%). Porém, houve aumento com relação a abril, quando o índice era de 17,7%.
O número de famílias que não terá condições de regularizar suas dívidas nos próximos 30 dias aponta, ainda, para a insistência da inadimplência. Na passagem mensal, o indicador avançou de 6,7% para 7,6%, embora abaixo do atingido em maio de 2018, de 9,4%. Na média em 12 meses, houve pequena redução de 5,7% para 5,6%.

 

Situação se repete no cenário nacional

 

O indicador de famílias endividadas no país ficou em 63,4% em maio. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a parcela de famílias endividadas é superior àquela registrada em abril, de 62,7%. Essa é a quinta alta consecutiva do indicador nesse tipo de comparação. A parcela dos endividados também cresceu na comparação com maio do ano passado, quando foi registrada taxa de 59,1%.

O índice de famílias inadimplentes, isto é, com dívidas ou contas em atraso, ficou em 24,1%, acima dos 23,9% de abril deste ano, mas abaixo dos 24,2% de maio de 2018. Já as famílias sem condições de pagar suas contas ou dívidas somam 9,5%, o mesmo índice de abril, mas abaixo dos 9,9% de maio do ano passado.

O número de famílias que se considera muito endividadas caiu para 12,9%. Em abril, eram 13% e, em maio do ano passado, 13,4%. A maior parte das dívidas (78,6%) se refere a cartões de crédito. O tempo médio de comprometimento com dívidas é de sete meses e de pagamento em atraso é de 62,9 dias.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido