InícioNotíciasComunidadeMobiCaxias avança na consolidação de seu projeto

MobiCaxias avança na consolidação de seu projeto

Tempo de leitura: < 1 minuto

Criado em 2017, quando a economia de Caxias do Sul enfrentava uma de suas piores crises, com fechamento de empresas, fuga de investimentos e corte de aproximadamente 25 mil empregos, o movimento batizado de Mobilização Por Caxias (MobiCaxias) avançou passos importantes. Em assembleia no último dia 11, ganhou definição jurídica de associação sem fins econômicos e estatuto social para criar um plano de desenvolvimento para 2040.

Articulado há dois anos por representantes de cerca de 30 entidades e instituições, hoje o movimento reúne em torno de 100 voluntários atuando em três grandes projetos prioritários: infraestrutura, atração de investimentos e revitalização do turismo. O detalhamento das ações destas três frentes e o papel da iniciativa privada, poder público e academia no movimento foram tema da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (18).

O presidente do Conselho Diretor do MobiCaxias, Carlos Zignani, deu início à apresentação falando dos princípios que deram origem ao movimento. “Lideranças e pessoas que amam a cidade, com visão comunitária, cooperativa e voluntária, se uniram para pensar Caxias para os próximos anos. Estamos juntos nesta jornada, sem ideologias partidárias, crenças individuais ou bandeiras institucionais isoladas”, explicou. Além do Conselho Diretor, a estrutura do MobiCaxias conta ainda um Conselho Geral, que reúne mantenedores, apoiadores e colaboradores, e as três Câmaras Temáticas. A associação possui sede no campus da Universidade de Caxias do Sul.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, vice-presidente do MobiCaxias representando o meio acadêmico, ressaltou que a instituição não poderia ficar de fora do movimento. “Em sua essência, a UCS nasceu para ajudar no desenvolvimento do município”, disse. Em nome do poder público, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, destacou a importância do movimento na atração de investimentos de grande porte para Caxias do Sul e na geração de empregos. Além disso, enfatizou: “o MobiCaxias tem o papel de elevar o nível do debate na comunidade”. 

 

Câmaras temáticas prioritárias encaminham principais ações

 

O empresário Astor Schmitt, que é vice-presidente do Conselho Diretor representando a classe empresarial, apresentou os principais projetos em estudo pelas câmaras temáticas. Na infraestrutura, por exemplo, o MobiCaxias tem como objetivos trabalhar pela revitalização do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, com a busca junto ao governo estadual da outorga de operação em favor do município. A direção do movimento acredita que a medida garantirá a viabilidade de investimentos à infraestrutura com consequente incremento na oferta de voos. A construção de um novo aeroporto, em Vila Oliva, também está nos planos de atuação do MobiCaxias

No plano rodoviário, as bandeiras são a duplicação da RS-122 de Farroupilha a São Vendelino e a extensão da BR-448, de Sapucaia a Portão, para otimizar a ligação até Porto Alegre. Também é objetivo melhorar o acesso à BR-101 com a duplicação da Rota do Sol e sua possível concessão. Já para a BR-116 o pedido é de retificação de curvas para permitir o tráfego de veículos grandes, como bitrens e ônibus de 15 metros.

A construção de um terminal portuário privado em Torres também mereceu destaque na apresentação de Astor Schmitt. Segundo ele, trata-se de um terminal portuário moderno, produtivo e de baixo custo e que serviria de alternativa para importação, exportação e mercado interno. Para 25 de março está marcada audiência com o governador do Estado para tratar deste assunto e de outras demandas de Caxias do Sul.

O transporte ferroviário segue no radar, mas , de acordo com Schmitt, a solução está mais distante em função das indefinições e dificuldades com as concessões. Para ele, ou há investimento privado na área ou não tem como avançar.

Para a câmara temática de Atração de Investimentos, as principais ações consistem na elaboração de Perfil Socioeconômico de Caxias do Sul. “Precisamos de uma carta de apresentação para o mundo”, resumiu. Também entende que, enquanto houver a guerra fiscal, não haverá outra forma de atrair investimentos que não seja por meio de incentivos. “Ou entramos no jogo ou estamos fora”, sentenciou. Schmitt também destacou a necessidade de financiamentos por instituições de fomento como BRDE e Badesul.

A terceira câmara priorizada, dentre as 13 existentes, é a de turismo. O ponto principal é a necessidade de revitalização do Parque de Eventos da Festa da Uva e adoção de uma gestão eficiente. Uma das alternativas é a concessão da área aos moldes do que já fez Bento Gonçalves.

 

Apoio financeiro e atuação convergente

 

Ao final da sua explanação, o empresário Astor Schmitt fez dois apelos. O primeiro no sentido de que o meio empresarial busque convergência nas suas reivindicações. Entende ser preciso deixar de lado o posicionamento individual para trabalhar coletivamente. “Considero inconveniente quando ouço dizerem que Caxias é rica e não precisa de nada. Até porque o sucesso do passado não é passaporte para sucesso no futuro”, externou.

Schmitt também convocou que haja maior envolvimento financeiro com a MobiCaxias, hoje mantida por sete entidades e que tem arrecadação mensal na casa de R$ 20 mil. “É essencial que haja apoio financeiro também. Se entendemos que o trabalho trará benefícios à comunidade devemos ter a clareza de que precisamos de uma entidade forte”, conclamou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido