InícioNotíciasEconomiaDia do Vinho aumenta as vendas das vinícolas em 15%

Dia do Vinho aumenta as vendas das vinícolas em 15%

Tempo de leitura: < 1 minuto

Além de passar a se chamar oficialmente Dia do Vinho Brasileiro a partir deste ano, a comemoração, que ocorreu de 17 de maio a 2 de junho, foi promovida em 45 cidades, de 11 regiões enoturísticas, em seis estados, o dobro de 2018 e quase 10 vezes mais que a primeira edição. Em 2010, apenas cinco cidades da Serra Gaúcha integravam a programação de 10 dias. Em 2019, durante os 17 dias de festividade, os amantes do turismo de experiência puderam desfrutar de mais de 700 atividades simultâneas e descentralizadas, incluindo descontos no projeto Abasteça sua Adega, no Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo e nos estreantes Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Ao todo, foram 124 empreendimentos, sendo que, destes, 67 eram vinícolas, nove lojas/delicatéssens, 41 restaurantes e sete hotéis, além de praças e centros de ensino. Na primeira edição do Dia do Vinho participaram 79 empreendimentos, ou seja, em uma década, houve crescimento de 64%. 

Para o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, Vicente Perini Filho, a receita de sucesso se deve a três fatores principais: parcerias estratégicas, qualidade na oferta e dedicação de todos os envolvidos. “Neste ano, fomos brindados por um envolvimento ainda maior. Mais cidades, estados e associações abraçaram conosco os 10 anos de Dia do Vinho”, elogia.

No Rio Grande do Sul, estado que concentrou o maior número de atividades, a rede hoteleira e gastronômica apresentou, em média, 10% de crescimento em relação ao fluxo normal. Alguns hotéis da Região Uva e Vinho, principal destino enoturístico do país, tiveram taxa de ocupação nos três finais de semana próxima a 80%. O SEGH é um dos realizadores do Dia do Vinho Brasileiro ao lado do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Oscar Ló, presidente da entidade, estima alta de 15% nas vendas no varejo das vinícolas durante o período. Os descontos nos produtos chegavam a 50%. “O trade turístico comprou a ideia, o setor vinícola se empenhou e outros estados também começam a desenvolver essas ações. O Dia do Vinho chegou a um momento de maturidade, com mudança de marca e de nome. Os canais se preparam com promoções e hoje o Dia do Vinho Brasileiro é um dos indutores de enoturismo do país”, comemora Ló. A 11ª edição já tem data: de 22 de maio a 7 de junho de 2020.

 

Principais indicadores

 

2010

2019

Atividades

120

700

Empreendimentos

79

124

Vinícolas

 26

67

Hotéis

 8

7

Restaurantes

23

41

Lojas/delicatéssens

 6

9

Associações/entidades setoriais

5

18

Cidades

5

45

Regiões

1

11

Estados

1

6

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido