InícioEducaçãoGramado e CanelaUma geração com olhos no presente

Uma geração com olhos no presente

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O Jornal Integração e Rádio Integração Digital realizou uma série de entrevistas com os jovens vereadores e os padrinhos. Acompanhados pela diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, os jovens estudantes falaram sobre suas experiências com o projeto Vereador Jovem até o momento. É uma nova geração com os olhos no presente.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo de Gramado, os 18 jovens estão tendo momentos de aprendizado na Câmara de Vereadores, principalmente do que pode e não fazer no Legislativo. “Como dito em todas as entrevistas, o Projeto Vereador Jovem tem enquanto objetivo principal despertar a comunidade para o exercício da cidadania e isso envolve estar ciente dos direitos, bem como dos deveres, de todas as pessoas que vivem em determinada sociedade. Além do despertar para a cidadania, o Projeto aproxima a comunidade da casa legislativa, compreendo o papel da mesma e sua importância nas decisões de questões da cidade”, disse Juliana.

Juliana explicou que os 18 vereadores jovens passaram por um processo de campanha e eleição nas suas escolas, tomaram posse no mês de abril e, desde então, estão passando por um processo de aprendizado sobre o regimento interno da casa e quais as reais possibilidades e obrigações de uma vereador. “Os vereadores jovens trouxeram também suas demandas, seus pedidos e suas contribuições que, após passarem por discussão e avaliação de encaminhamento dos vereadores titulares da casa, serão levadas à público nas sessões ordinárias que acontecerão a partir do mês de agosto – após alteração de cronograma”, completou a diretora.

As entrevistas completas com os jovens vereadores podem ser conferidas no Facebook do JI, na barra vídeos (realizadas entre os dias 26 de abril e 1º de junho).

PROJETO

A partir de uma lei de 2011, a Câmara de Vereadores tem o programa Vereador Jovem, que atualmente integra as atividades da Escola do Legislativo Ivo Bezzi. Neste ano, 18 jovens foram eleitos para participar do projeto que visa aproximar os estudantes do Poder Legislativo, onde os eleitos farão encontros quinzenais com cursos de formação e pleito para realização das propostas. Os nove vereadores apadrinharam dois estudantes, através de um sorteio feito após a eleição em 14 escolas. 

Elegendo uma nova geração

Júlia era vice-presidente da Mesa Jovem. Agora, assume com presidente.
Júlia Gomes Wolker é a presidente dos Jovens. (Crédito: Letícia de Lima/CMG)

As eleições mobilizam 14 escolas de Gramado no dia 7 abril. Concorrem aproximadamente 60 jovens do 6° ao 9° ano de educandários públicos e privados do município. Em torno de 1,5 mil jovens participam do processo eleitoral, votando nos seus representantes.

ENTREVISTAS

Legenda: Durante a série de entrevistas, no dia 16 de maio, estiveram na Rádio Integração o vereador Roberto Cavallin e seus afilhados Leandra dos Passos Padilha (Escola Boaventura Ramos Pacheco) e Gabriel Bosquetti (Escola Nossa Senhora da Pompeia). E a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sueli Sehn.

Legenda: Durante a série de entrevistas, no dia 1º de junho, estiveram na Rádio Integração o vereador Rodrigo Paim e seu afilhado Matheus Boff (Escola Carlos Nelz Caic). A jovem Sofia Candiago Tomazellia não pode comparecer. E a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sueli Sehn.

Legenda: Durante a série de entrevistas, no dia 31 de maio, estiveram na Rádio Integração o vereador Neri da Farmácia e seus afilhados Camyla Lucca (Escola Vicente Casagrande) e Angélica Reis (Escola Gentil Bonato). E a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sueli Sehn.

Legenda: Durante a série de entrevistas, estiveram na Rádio Integração o vereador Joel Reis e suas afilhadas Lavinia dos Santos Caberlon (Emef Carlos Nelz Caic) e Ana Rita de Oliveira Martins (Escola Moses Bezzi). E a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sueli Sehn.

Legenda: Também estiveram na Rádio Integração o vereador Professor Daniel e sua afilhada Julia Cardoso (Escola Senador Salgado Filho), e a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sueli Sehn. A jovem Ana Clara Schneider não pode comparecer no dia da entrevista.

Legenda: Durante a série de entrevistas, no dia 1º de junho, estiveram na Rádio Integração a vereadora Rosi Ecker e seus afilhados Arthur Morais da Rosa (Escola Santos Dumont) e Katarina Cavallin Obem (Escola Maximiliano Hahn). E a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sueli Sehn.

Legenda: Durante a série de entrevistas, estiveram na Rádio Integração o vereador Celso Fioreze e seus afilhados Júlia Gomes Wolker e Vicenzo Henrique da Silva Muraro. E a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sueli Sehn.

Legenda: Durante a série de entrevistas, o vereador Cícero Altreiter com o seu afilhado Eduan Bernardes Pereira Ramos, também participaram do bate-papo, acompanhados da diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn. A jovem Amanda Pilar dos Santos foi convidada, mas não compareceu no dia da entrevista.

Legenda: Entrevista realizada na Feira Feito, no espaço do JI, com as vereadoras jovens Flávia R. C. Soares e Yasmin Falk de Oliveira G. Silva e seu padrinho Renan Sartori.

Confira as entrevistas no Facebook do JI, na aba Vídeos.

Texto: Lucas Brito de Barros

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido