CANELA – O vereador do PSDB, Jerônimo Terra Rolim, esteve em reunião com o Prefeito Municipal em exercício, Gilberto Cezar, onde trataram especificamente sobre a questão de saúde pública envolvendo a necessidade da existência de um castramóvel na cidade de Canela.
Ele pontuou que são louváveis os esforços da Secretaria de Saúde em ter reduzido a fila de espera da castração de 12 para 3 meses atualmente, porém, esse período ainda é extenso. Explicando que a castração em três meses é somente para os cães que têm dono, sendo que os abandonados nas ruas acabam se procriando em uma média de 8 a 15 filhotes por ano, pois o cio da cadela ocorre a cada 6 meses e causam zoonoses.
O Prefeito lembrou que quando era vereador fez uma audiência pública sobre o problema da causa animal, com mais de 300 assinaturas e, além de ser solidário na tentativa de adquirir o castramóvel, o prefeito Gilberto se manifestou ser contrário a canil municipal de simples recolhimento, pois apenas retira o problema dos olhos da sociedade e transfere de local.
Tanto o vereador Rolim quanto o prefeito Gilberto são favoráveis ao cão comunitário, castrado e cuidado pela comunidade, com apoio de ONG e vizinhos e poder público.
Jerônimo destacou que já apresentou ao Executivo em 2017 o pedido, tendo visitado as cidades de Taquara, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, onde conheceu os castramóveis, custos e operacionalização.
O legislador finalizou a reunião informando que hoje em dia a compra do material da castração via licitação é ainda mais barato, podendo ser licitado material cirúrgico que regenera sozinho os pontos da castração, não precisando retorno uma semana após operatório para tirar os pontos, como a cidade de Novo Hamburgo vem utilizando, e que confia que o prefeito Gilberto vai se empenhar na aquisição do veículo.