GRAMADO – Com uma tecnologia que permite o compartilhamento de imagens de segurança por vizinhos, a Camerite Gramado e os moradores da Avenida Central assumem o pioneirismo na região e trazem soluções que tornam as cidades mais humanas e inteligentes.
A tecnologia usada é desenvolvida pela Camerite e une inteligência artificial e software em nuvem. Ela permite que moradores de uma mesma rua/bairro criem uma comunidade e monitorem as imagens de suas câmeras particulares como uma rede única e centralizada, formando uma malha pública. Hoje, dezenas de pessoas já contam com a solução em nossa cidade.
A tecnologia permite a ampliação das áreas monitoradas nas cidades sem aumentar os custos para o município, podendo oferecer mais segurança por meio desse esforço conjunto. Os moradores e comerciantes locais investem na tecnologia para aprimorar seus sistemas de segurança, oferecer melhores soluções e tornar as cidades mais inteligentes.
André Antunes ressalta que “a cooperação entre os órgãos de segurança, Camerite e a sociedade são o grande diferencial desta tecnologia”. A parceria tem apoio da Prefeitura, Secretaria de Segurança, Brigada Militar e Polícia Civil.

O projeto da Camerite, que desenvolve o software de monitoramento, permite que os assinantes assistam às imagens 24h, ao vivo, tenham acesso à uma linha do tempo, identifiquem pessoas, carros e situações de risco e ainda consigam compartilhar as imagens com os órgãos de segurança e com vizinhos. Além disso, os cadastrados na plataforma formam uma rede por meio de um aplicativo que possibilita o disparo de alertas e a troca de mensagens.
Vagner de Bona ressalta que “por mais que as casas estejam protegidas, o perigo geralmente vem da rua. Junto com nossos parceiros queremos aumentar as áreas públicas monitoradas e incentivar a colaboração entre vizinhos a favor da segurança dos bairros e das cidades”.
Gramado + Segura
Em Gramado o projeto teve início com a primeira câmera instalada na Ferragem Moschen, e por meio da participação de um grupo de moradores, o bairro Avenida Central larga na frente em monitoramento colaborativo na cidade e o projeto tem conseguido um número significativo de adesões e aumentado semanalmente o número de câmeras e a cobertura do bairro.
“É muito bom o bairro contar com uma empresa séria e que atende com muita atenção os moradores, agradecemos a parceria e estamos nos sentindo muito seguros e protegidos e apesar de nosso bairro já ser considerado seguro é bom poder contar com mais segurança”, diz a moradora Mara Regina de Oliveira.
“A Avenida foi determinante na implantação do projeto e estamos felizes em agregar valor para o bairro com o monitoramento colaborativo”, pondera Alfredo Roloff.
“O monitoramento colaborativo é um sistema que já vem funcionando há algum tempo em outras cidades, e toda ferramenta que pode nos ajudar combater a criminalidade é sempre bem vinda”, observa Luis Evandro Quevedo, secretário em Gramado.
“Essa é uma ferramenta importante para ajudar nas investigações que ficam a cargo da Polícia Civil e vai de encontro com o aumento da segurança da comunidade”, acrescenta o delegado Gustavo Barcellos.
“É muito importante essa preocupação que a comunidade está tendo em buscar alternativas para a segurança do bairro, mesmo sabendo que é dever do Estado esse serviço, mas lembrando que é responsabilidades de todos. Outro fato positivo é a disponibilização dessas imagens para a Brigada Militar, em tempo real, que terá mais uma ferramenta para manter cada vez mais segura a nossa cidade. Estamos 24 horas por dia, sete dias por semana nas ruas realizando o trabalho de prevenção e repressão aos crimes e essa tecnologia ajudará bastante o nosso trabalho. Que possamos colher bons frutos dessa parceria e que sirva de exemplos a outros bairros e localidades, para mantermos e até reduzir nossos índices criminais”, avalia tenente Idarlei Santos Pinto.
Gramado conta com diversas câmeras conectadas com a tecnologia no Bairro Avenida central, e tem o objetivo de aumentar a área de cobertura nas próximas semanas e depois levar o projeto para todos os bairros da cidade. O projeto é o futuro dos sistemas de monitoramento, uma vez que não vê a segurança como uma ferramenta isolada, e cria uma malha única de imagens, compartilhando o acesso com os moradores e as forças de segurança, reduzindo significativamente o tempo de busca e análise de imagens em acontecimentos dentro da área de cobertura. Hoje a Brigada Militar de Gramado já tem o acesso à plataforma disponível para ser usada como mais ferramenta para auxiliar o combate criminalidade.
