InícioSegurançaGramado e CanelaFeminicídio: investigação aponta para crime passional

Feminicídio: investigação aponta para crime passional

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Roselane Cândida da Silva, 45 anos, foi cruelmente assassinada sábado passado no centro da cidade. Ela estava caminhando pela avenida Júlio de Castilhos ao lado do seu companheiro e quando chegava em frente de um supermercado foi atacada a tiros por Manoel Adelar da Silva, 63 anos. Ele estava armado com um revólver calibre .32.

 

Roselane foi atacada quando chegava a um supermercado no centro da cidade

Roselane tentou correr para dentro do mercado, mas foi atingida e caiu. Seu companheiro a puxou por um braço arrastando-a pelo chão para trás dos caixas. Manoel se aproximou de Rose e ainda disparou mais duas vezes contra as costas da vítima. Em seguida ele guardou o revólver na cintura e saiu do local. Poucos minutos depois, o autor dos disparos foi encontrado caído próximo a escola Danton Corrêa com marca de um disparo na cabeça.

Roselane foi socorrida e levada para o Hospital de Caridade de Canela, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início da tarde.Ela era natural de São Francisco de Paula e viveu muitos anos no bairro Santa Marta, de onde conhecia Manoel. Há alguns meses havia se mudado para o bairro Vila Boeira, onde morava com seu esposo. Ela tinha um filho de 26 anos.

A Polícia Civil abriu investigação para apurar as circunstâncias e motivações do crime. O Jornal Integração conversou o delegado Gustavo Barcelos, que está liderando a investigação por conta das férias do delegado de Canela. O trabalho investigativo ainda não está concluído, mas o que foi apurado indica que foi passional.

“Nossa investigação focou em desvendar a motivação dos fatos e avançamos muito nesse sentido, mas ainda não está finalizado. O que podemos abrir é que temos provas robustas de motivação passional”, explicou Barcellos.

Sobre a vítima estar sendo perseguida pelo autor dos disparos, o delegado confirmou que houve um registro na Brigada Militar no dia 23 de dezembro e que a Delegacia não foi procurada para o registro. “Neste registro, infelizmente a vítima deixou de informar detalhes extremamente importantes para nossa avaliação dos fatos. Pelo que estamos apurando agora, houve uma omissão de informações”, observou Barcellos.

 

Autor comete suicídio– Assim que saiu do mercado, Manoel Adelar da Silvafoi até o Morro da Cruz, na rua Borges de Medeiros, esquina com a Sete de Setembro, e cometeu suicídio com um tiro na cabeça.

Manoel atirou quatro vezes contra sua vítima

Manoelão, como era conhecido, era servidor de carreira na Prefeitura de Canela e se aposentou recentemente após 35 anos de serviços prestados junto ao Poder Público. No último período como servidor, Manoel estava lotado na Secretaria de Obras. “A gente não consegue entender como ele pode ter feito uma coisa dessas. Ele era um cara tranquilo, nunca deu problema”, descreveu um servidor que foi colega de Manoel na Secretaria de Obras.

A família de Manoelão acredita que ele pudesse estar com algum grau de depressão. “A família chegou a conversar com ele e tentamos levá-lo ao médico, mas ele não aceitava”, relatou uma familiar.

“Estávamosmuito preocupados. Mas continuava sendo um bom marido para minha mãe e ótimo avô para minhas filhas, inclusive, chegou a brincar com a Mel, minha filha de 4 anos, um dia antes. Nunca pensamos que ele faria algo assim”, complementou.Manoel morava no bairro Santa Marta com a esposa, tinha três filhos e quatro netos. Ele não tinha qualquer antecedente criminal.

Este foi o primeiro crime violento em Canela neste ano, configurado como feminicídio. Em 2019 não houve nenhuma morte deste tipo na cidade. Em 2018 foram três casos.

 

Créditos: Reprodução

 

Sobrinho mata o tio após discussão banal

GRAMADO – O primeiro homicídio da cidade neste ano teve origem em uma briga familiar. De acordo com a Brigada Militar, houve uma discussão entre José Fogaça, 52 anos, e seu sobrinho de 31 anos.

Após o bate-boca o rapaz teria partido para cima de Fogaça armado com um facão e uma machadinha desferindo golpes contra ele. Um dos golpes decepou a mão de Fogaça. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital São Miguel com vida, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu.

O crime ocorreu por volta de 21h20 de quinta-feira (9), no terreno onde ambos moravam na rua Padre Scholl, bairro Piratini. O autor do crime foi detido em flagrante pela Brigada Militar no local onde houve a briga.

O delegado Gustavo Barcellos, que chefia as investigações, informou que houve uma discussão entre as partes e que a motivação foi fútil, explicando que a vítima teria um veículo e que teria pedido para o sobrinho fazer algum tipo de reparo, houve um desentendimento com ameaças e briga.

 

O autor do homicídio possui antecedentes por posse de drogas, enquanto que a vítima já havia sido fichada por lesão corporal e ameaça.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia aprova doação do Parque do Palácio a Canela

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei 272/2025, que oficializa a doação definitiva do Parque...

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...
error: Conteúdo protegido