InícioSaúdeGramado e CanelaJunho Vermelho, doe sangue, salve vidas

Junho Vermelho, doe sangue, salve vidas

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O mês de junho vem sendo destacado, desde 2015, pelo Ministério da Saúde, para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue, porque 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco, que descobriu o fator Rh, e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Além de agradecer aos doadores, este é um dia para conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir nesta ação que é solidária.

Em 2007 foi criada a Associação Chico Viale, na região das Hortênsias, com o objetivo de difundir a cultura do doador voluntário de sangue. Patrícia Viale, presidente e jornalista da Associação, lembra quando este trabalho iniciou, quinze anos atrás. “Naquela época, a doação de sangue não era pauta nos veículos de comunicação. Começamos a mostrar para a imprensa como poderiam auxiliar neste processo de divulgação de informações. São muitas pessoas que precisam de sangue diariamente por conta de cirurgias, acidentes e tratamentos de saúde. Começamos a mostrar isto, como é fácil ajudar outra pessoa, com o simples ato de estender o braço numa doação de sangue”, conta Patrícia.

Como funciona a coleta de sangue

A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos e é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando. Após a doação é importante fazer um lanche e se hidratar.

O sangue é responsável por transportar importantes substâncias para o funcionamento do nosso organismo, além de concentrar quase todas as defesas do sistema imunológico do corpo. Por isso é tão importante doar sangue, que é uma ação que pode ajudar a salvar muitas vidas.

Solidariedade e cidadania

Junho Vermelho busca, principalmente, reforçar a importância dos doadores de sangue nesta corrente pela vida. “Sem doadores de sangue voluntários, a roda da vida se encerra. É isto que queremos realçar neste mês. Falar sobre o poder que as pessoas têm ao se manterem saudáveis e conscientes da importância da vida”, reforça a presidente da Associação Chico Viale.

Pessoas interessadas em colaborar nesta campanha contínua da vida podem doar sangue nos hemocentros e bancos de sangue públicos no Estado. Os hemocentros mais próximos são:

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul

Fone: (51) 3336-6755

Agendamento doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pela Internet.

E-mail: [email protected]ude.rs.gov.br

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre – RS.

Horário de funcionamento:

• Para doação de sangue: segunda a sexta feira, das 8h às 16h.

Hemocentro Regional de Caxias do Sul

Fone: (54) 3290.4536 / 3290.4543

Rua Ernesto Alves, 2260
Caxias do Sul – RS – Brasil

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h, e sábado, das 8h às 12h. Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido