InícioSaúdeGramado e CanelaSão Miguel realiza captação de coração para transplante

São Miguel realiza captação de coração para transplante

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O Hospital Arcanjo São Miguel realizou pela primeira vez a captação de um coração para transplante. O caso ocorreu na quinta-feira (19) em paciente que sofreu morte encefálica na UTI do Hospital e os órgãos, incluindo o coração, foram levados a Porto Alegre.

Conforme o Hospital, são realizados diversos exames para comprovação da abertura do protocolo de captação de órgãos. Quando confirmado a morte encefálica, abre-se um protocolo de possível doação, onde é realizada uma conversa com a família do paciente, onde ocorre a concordância para a doação, como ocorreu no caso de quinta-feira.

O coração e os demais órgãos doados beneficiaram seis pessoas e, para isso, uma grande logística para o transporte foi preparada. A equipe do Hospital Arcanjo São Miguel teve apoio da equipe do Hospital Pompeia de Caxias do Sul, da equipe do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e da equipe do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre. “O Hospital Arcanjo São Miguel, através da sua Direção e Comissão Interventora, parabenizam a equipe assistencial do HASM, do Hospital Pompeia, do HCPA e Santa Casa de Porto Alegre”, diz nota publicada pelo hospital.

 

CONTRA O TEMPO – Para correr contra o tempo e os órgãoschegarem em Porto Alegre o mais rápido possível, foi realizado o translado de helicóptero até a Capital. Lá os órgãos chegaram às 15h53 e iniciou-se uma segunda operação, desta vez terrestre, para que chegasse até o Hospital na Capital. Sete batedores da EPTC auxiliaram na escolta que levou cerca de 12 minutos para ir do Aeroporto Salgado Filho até o Hospital de Clínicas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido