Início Saúde Gramado e Canela Exames laboratoriais representaram mais de 80%dos serviços auxiliares da Saúde

Exames laboratoriais representaram mais de 80%dos serviços auxiliares da Saúde

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Fora o atendimento médico, a Secretaria de Saúde oferece serviços auxiliares de diagnose e terapia. Em 2019, os 11 tipos de exames disponibilizados pela rede pública contabilizaram 133.009 usuários acolhidos, com destaque para os de laboratório, com 109.266 exames feitos – 82,15% do total de todos os serviços. Em segundo lugar estão os serviços de fisioterapia, com 9.426 sessões marcadas no ano passado (7,09%), seguidos pelos de ecografia, com 5.987 (4,5%).

O alto índice laboratorial em relação aos demais serviços é facilmente explicado pelo fato de os pedidos de exames estaremvinculados às consultas, cujos números também se revelaram expressivos, conforme dados da Secretaria de Saúde. "Um está vinculado ao outro, no caso de consultas e exames. Por isso é que evidenciamos no faltômetro, desde o final do ano passado, a importância da comunidade não faltar às consultas e retirar seus exames", diz o secretário de Saúde Vilmar Santos.

 

OUTROS NÚMEROS

Também referentes a 2019, as chamadas ‘Ações de vigilância sanitária e epidemiológica; imunizações e atos não médicos’ representaram índice considerável, com destaque para os mais de 60 mil atendimentos feitos por técnicos de enfermagem a pacientes. Foram aplicadas 24.657 doses de vacinas e registradas 32.109 visitas de agentes de saúde a pacientes impossibilitados de comparecer a alguma UBS, entre outras ações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido