InícioCoronavírusDiretora de hospital passa por transfusão de plasma

Diretora de hospital passa por transfusão de plasma

Tempo de leitura: < 1 minuto

A diretora executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) da instituição na manhã desta quinta-feira (23), uma semana após receber a transfusão de plasma convalescente. Ela apresentou sintomas no início da semana passada, internou em 15 de julho e, no dia seguinte, com a confirmação do diagnóstico e uma queda nos índices de oxigenação, recebeu plasma e iniciou tratamento em terapia Intensiva, sem necessidade de auxílio de ventilação para respirar. 

Ao ser transferida para o quarto, a diretora tocou o sino, foi aplaudida pela equipe e teve uma surpresa ao se deparar com uma arte feita nas paredes ao lado do acesso para a UTI. “Fiquei muito emocionada com a alta e com a surpresa. Ficou lindo o trabalho feito por esse artista. É reconfortante sair e olhar uma arte com essas frases motivadoras”, observou.

Cleciane reforça também a importância de redobrar cuidados e da doação de plasma por parte daqueles que já contraíram a doença e estão recuperados. “Possivelmente, estejamos passando pelo pior momento da pandemia. Por isso, redobre os cuidados e evite exposição desnecessária. Peço aos que já tiveram a doença e se recuperaram, que procurem o Hemocentro e façam a doação do plasma para ajudar outros pacientes, principalmente aqueles que tenham sangue B ou AB, pois são de maior dificuldade de estoque”, conclamou.

A diretora do Hospital Virvi Ramos tem previsão de alta hospitalar para segunda (27). Mesmo antes de internar, ao apresentar os primeiros sintomas, Cleciane se isolou da família. O marido e a filha tiveram confirmação de resultado negativo para a Covid-19. 

A arte na parede

A ideia de colorir a parede com mensagens positivas foi do coordenador da UTI, médico intensivista Roger Weingartner, que teve a concordância da diretora executiva, Cleciane Doncatto Simsen. Porém, ela precisou internar e não sabia que encontraria a obra feita ao sair. “Eu conhecia o artista e propus a ideia. De imediato, ele topou. Conversei com a Cleciane e ela deu o aval. Mas aí internou. Na quarta, o artista veio e trabalhou durante a tarde”, relatou.

O artista, que fez o trabalho voluntário, é Róger Zortéa Pistore. O desenho foi feito à mão livre e o material utilizado foi a caneta posca, que possui tinta acrílica. “Foi uma tarde muito especial. Fiz um trabalho voluntário, onde desenhei na parede mensagens de esperança para aqueles que por ali circulam diariamente. Acredito que, em meio a tudo isso que estamos passando, coisas simples podem fazer a diferença. Meu coração encheu-se de alegria ao ver a diretora sair e o pessoal sorrir ao olhar para as frases na parede”.

O Hospital Virvi Ramos já realizou 18 transfusões de plasma convalescente. A paciente mais recente é uma mulher de 37 anos, natural de Caxias do Sul. Ela internou no dia 19 de julho, foi transferida para a UTI na quarta-feira, após piora clínica, quando recebeu o plasma, e teve alta ontem (23). Ela tem histórico de obesidade e hipertensão arterial. O doador é um homem de 33 anos, natural de bom Jesus, que doou no dia 9 de julho e estava há 47 dias sem sintomas.

Dos 18 pacientes, três já receberam alta e 10 seguem internados, sendo seis em quarto convencional e quatro em unidade de terapia intensiva. Os demais não resistiram à doença e faleceram.

85 novos casos registrados

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul notificou, nesta quinta (23) mais 85 casos positivos para a Covid-19, elevando o total para 2.420 pacientes. Destes, 1.577 estão recuperados, índice de 65%. Há 747 casos em isolamento domiciliar, 25 em enfermaria e 30 em UTI. A cidade registra 41 óbitos. A secretaria aguarda os resultados de 125 pacientes e 25.597 testes deram negativo. A ocupação de leitos em UTI segue elevado. No SUS, o índice é de 83% com 54 em uso; na rede privada, também 83%, e 54 leitos ocupados. Mais informações: https://covid.caxias.rs.gov.br.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido