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Campanha pró-HG começa com recursos municipais

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A campanha #TodosPeloGeral, lançada na manhã da quinta-feira (20), recebeu o primeiro depósito por parte da Prefeitura de Caxias do Sul. O prefeito Flávio Cassina entregou ao presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, e ao diretor-geral do Hospital Geral, Sandro Junqueira, cópias do comprovante do depósito e do Diário Oficial nº 1859, autorizando o repasse de R$ 1,5 milhão à instituição, que teve aprovação legislativa. Os recursos serão aplicados na retomada das obras de ampliação e instalação do hospital materno infantil, paradas desde janeiro de 2017 por falta de recursos. 

A entrega simbólica ocorreu, no UCS Teatro, durante o lançamento da campanha, a qual visa arrecadar R$ 37 milhões, sendo R$ 20 milhões para conclusão da obra e o restante para compra de equipamentos. De acordo com Junqueira, a ampliação é fundamental para desoprimir o gargalo de leitos da região. “No momento, a região sofre com a lotação das unidades de terapia intensiva e enfermarias”, assinalou.

A conclusão permitirá a expansão de 70% da área física e de 60% da capacidade assistencial do complexo hospitalar, passando dos atuais 237 para 355 leitos, sendo 275 de internação e 80 de terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal. O incremento de 118 leitos possibilitará a criação de 87 novas vagas de internação e 31 de terapia intensiva.

O diretor-geral Sandro Junqueira estimou a entrega da ampliação para 19 de março de 2021, aniversário de 23 anos do hospital, que é referência para cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Serra Gaúcha. Como forma de agradecimento aos doadores será colocada uma placa de metal com o nome de cada um, simbolizando por meio de um tijolo a ajuda e dedicação das pessoas na concretização da obra.

Cassina, representando também a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) por ser o vice-presidente da entidade, salientou a importância da obra para Caxias e região. “Historicamente, temos deficiência em leitos hospitalares e o coronavírus piorou esse cenário. Com essa obra, teremos a garantia de um atendimento ainda melhor no próximo inverno. Hoje estamos dando o pontapé inicial de retomada desse complexo”, afirmou.

Iniciada em 2014 e paralisada desde janeiro de 2017 por falta de recursos, a obra tem um orçamento atualizado de R$ 45 milhões. Até o momento, foram investidos 8 milhões, faltando R$ 37 milhões. A campanha tem realização da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Amesne, CDL Caxias, CICS Serra, Corede Serra, MobiCaxias, Sebrae, Sicredi, Simplás, Simecs e Sinduscon. Mais informações no site www.todospelogeral.com.br.

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