Coluna publicada no dia 09/09.

Setembro é reconhecido mundialmente como o mês de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Amanhã, 10 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que reforça a importância de olhar para a saúde mental com seriedade e responsabilidade.
Resistência nas pessoas
Apesar da maior visibilidade conquistada nos últimos anos, ainda existe resistência em aceitar que pedir ajuda é um gesto de coragem, e não de fraqueza. Muitas pessoas, independentemente da idade, sentem vergonha ou medo de procurar apoio psicológico. Esse estigma acaba silenciando dores que poderiam ser tratadas, prevenindo quadros mais graves e, em alguns casos, até salvando vidas.
Doença silenciosa
Saúde mental é uma doença silenciosa. Lógico que quem fala é alguém aqui leigo no assunto. Não sou profissional da saúde para diagnosticar sobre isso. Mas é necessário qualquer tipo de mudança procurar orientação. Muitas vezes não é o caso de necessitar um tratamento, mas uma conversa já pode diagnosticar se será viável algumas consultas com psicólogos.
Cuidado com os jovens
Esse trabalho deve começar cedo. Crianças e adolescentes já enfrentam pressões sociais, cobranças nos estudos, faculdade, exposição digital em muitas vezes em demasia e questões familiares que, muitas vezes, não encontram espaço para serem dialogadas. Inserir campanhas de conscientização desde essa fase é criar uma base sólida de acolhimento e prevenção. Assim como se ensina às crianças a importância de uma boa alimentação ou da prática de exercícios físicos, é necessário também ensinar sobre a saúde emocional. Aprender a expressar sentimentos, compreender limites e buscar ajuda quando necessário deveria ser parte da rotina educacional. Quanto antes esse aprendizado for incentivado, mais fortalecidas estarão as novas gerações.
Parlamento Jovem fez um alerta que se tornou projeto
Um importante passo foi dado ontem, segunda-feira (8), em Gramado. Um projeto de lei de autoria do Parlamento Jovem foi aprovado na Sessão da Câmara de Vereadores. O projeto é bem específico e atinge desde a base, a garotada. É a criação da Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente, a ser realizada anualmente até a segunda quinzena de agosto. O projeto visa fortalecer ações educativas e preventivas voltadas à saúde dos adolescentes, abordando temas como prevenção ao uso de álcool e drogas, conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, gravidez precoce e formação de educadores, profissionais de saúde e famílias para lidar com os desafios dessa fase da vida.
Projeto dos jovens é o que eu me referia
É necessário para uma campanha que seja permanente. E ao que indica já será um grande passo este projeto dos Vereadores Jovens de Gramado. A criação da Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente, será realizada anualmente até a segunda quinzena de agosto. Ou seja, praticamente o ano inteiro de campanha, alertas e conscientização. Um golaço da gurizada.
Efetividade
A valorização da vida e o cuidado com a saúde mental devem ser pautas permanentes, trabalhadas em escolas, empresas, comunidades e dentro das famílias. Campanhas anuais têm seu valor, mas precisam ser acompanhadas de políticas públicas efetivas, acesso facilitado a profissionais de saúde e, sobretudo, de uma mudança cultural que normalize o diálogo sobre o tema.
Futebol feminino
Um encontro na semana passada reuniu a ex-jogadora da Seleção Brasileira e atual embaixadora da Copa Gramado Laghetto Feminina, Duda Luizelli, e a coordenadora do departamento de competições femininas da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Gabriela Marranghello Luizelli. A pauta da reunião foi a construção de novos projetos voltados ao futebol feminino em Gramado, além da possibilidade de realizar eventos em parceria com a FGF, ampliando as oportunidades para meninas e mulheres que desejam praticar a modalidade. Novidades devem ser anunciadas em breve.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Lucas Roldo, destacou a importância da aproximação: “Iniciar essa parceria com a Federação Gaúcha de Futebol representa um passo fundamental para consolidarmos o futebol feminino em Gramado, criando mais espaço para que a modalidade cresça e inspire as novas gerações”. Na foto Gabriela, Duda e Lucas Roldo.