Werno Drecksler recebe Moção de Aplauso
GRAMADO – A Câmara Municipal entregou na sessão de segunda-feira (10), a Moção de Aplausos autoria do vereador Everton Michaelsen (MDB) a Werno Drecksler que completa 50 anos de Bolão em Gramado.
“O bolão é um esporte da amizade, por isso eu fiquei tanto tempo, só fiz amizades nestes 50 anos, mas é uma pena nosso bolão estar terminando, nós temos pouco incentivo, o bolão é caro, muitos estão desistindo e poucos estão entrando, então a renovação é curta, mas estamos tentando”, disse Werno.
“O senhor é um homem de atitudes, um homem que faz e não fica falando que vai fazer, simplesmente faz. Tem responsabilidade e é otimista, então continue sendo essa referência tão importante para o bolão de Gramado”, destacou Everton.
História – Werno Drecksler nasceu em 09/06/1949, Filho de: Theobaldo Drecksler e Ana Drecksler. Casado com Loraci Drecksler e pai de Maristela e Alexandre Drecksler. Começou muito cedo a trabalhar em uma fábrica de calçados conhecida como “Odamarg”, trabalhando meio turno e o outro na escola.
Aos 18 anos se Associou no Clube Esportivo e Cultural Minuano e a seguir, em 1968, foi fundador do grupo de bolão “Pé de Moleque”, o qual foi fundado dentro da empresa “Ortopé”. O Sr. Werno logo se destacou como um excelente bolonista e em 1969, foi convocado para integrar o selecionado da Sociedade Minuano, que se classificou pela Liga de Bolão de Gramado, para disputar o campeonato estadual na cidade de Santa Cruz do Sul.
A seleção da Minuano, sempre presente, foi destaque em disputas com outras seleções de cidades do RS como: Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz, Santo Ângelo, Bagé, também no Vale dos Sinos, Paranhana e Região Serrana, tendo o Sr. Werno, sempre presente como atleta, diretor de bolão e até delegado da Federação Gaúcha de Bolão.
Em 1971 e 1972, Foi campeão individual pela Liga Gramadense. Também se classificou e disputou o individual estadual em Caxias do Sul e em Porto Alegre, no clube Caixeiros Viajante. Em 1979 o Clube Minuano tornou-se campeão estadual na cidade de Igrejinha, campeonato este organizado pela Federação Gaúcha de Bolão, em homenagem ao Dia do Bolonista, tendo cada clube somente 4 atletas, sendo eles, Werno Drecksler, Theno Drecksler, Ari Schell e Waldemar Niclotti, e trazendo para Gramado este título honroso. O seu Werno foi o Rei do Bolão em Gramado e em Linha Marcondes diversas vezes, representando o Clube Minuano ou pelo seu grupo Pé de Moleque.
No Pé de Moleque foi o legítimo faz tudo, foi presidente, tesoureiro, capitão e atleta. Desde a sua fundação sempre defendendo o seu grupo com muita dedicação, sendo que jamais abandonou em momentos difíceis e por essas atitudes tão bonitas e exemplares tornou-se uma pessoa reconhecida e querida por todos os bolonistas.
Diversas cidades por onde passou deixou sua marca de um verdadeiro desportista. Com toda esta bagagem maravilhosa pelo Bolão Gramadense, o seu Werno ainda deu a grande colaboração ajudando a fundar o grupo de bolão “Somos Iguais”, formado só por casais, com a forte participação de sua mulher a dona Loraci. Este grupo tornou-se um grande sucesso, com diversas participações com outros grupos similares de cidades vizinhas, sendo estes encontros aos sábados ou domingos, uma integração total.
Até hoje, seu Werno e sua esposa Loraci são os únicos integrantes fundadores que permanecem no grupo. O Werno é um desportista no verdadeiro sentido da palavra. Ele luta com toda sua força pela vitória e conseguindo-a vibra muito. Mas na derrota ele mostra todo seu respeito pelo vencedor. O seu Werno sabe ganhar, mas sabe perder e com elegância. Este é um verdadeiro desportista.
Damas de Caridade serão homenageadas pela Câmara
A Associação Damas de Caridade, que comemorou 57 anos de instalação no dia 24 de março, receberá da Câmara uma Moção de Aplausos pelos anos de atuação em Gramado. A proposta é de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas). A entrega da Moção de Aplausos ocorrerá no dia 17 de junho, às 18h, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
Histórico – A Associação Damas de Caridade foi fundada 24 de março de 1962, seu objetivo é desenvolver atividades na área assistencial, promocional, recreativa educacional, visando auxiliar famílias e crianças necessitadas. A Associação tem sua sede na Rua São Pedro, 85, Centro. Possui um prédio próprio de quatro andares, o qual loca algumas salas para assim conseguir se manter. Desde o ano de 2009, a Associação busca promover a qualificação, através de cursos e oficinas que são oferecidos para a comunidade. A maioria dos cursos oferecidos são gratuitos e em alguns é cobrado apenas uma taxa de inscrição com valor simbólico. Trabalham na instituição sete pessoas. Para conseguir realizar os cursos, a Instituição conta com o apoio de alguns profissionais, algumas empresas e do SENAR-RS. Neste ano, as Damas também receberam um valor do CMAS para ser utilizado nos cursos de qualificação. Desta forma, a Instituição consegue oferecer uma qualificação acessível e de qualidade para as pessoas da comunidade. Nestes primeiros cinco meses de 2019, a Instituição já atendeu, através de seus cursos, 469 pessoas.
* Oficinas de Artesanato;
* Curso de Patchworck;
* Curso de Corte e Costura;
* Curso de Garçom e Garçonete;
* Curso de Customização;
* Oficina de Materiais Reciclados;
* Cursos de Informática;
* Cursos de Culinária:
Pizzas; Tortas e Docinhos; Biscoitos e Bolachas; Macarrons; Massas e Molhos; Risotos Italianos; Sopas, Caldos e Cremes; Pastas, Patês e Terrines; Ovos de Colher; Doces Finos; Bebidas Charmosas.
* Cursos Bonecos de Pano;
* Curso de Plantas Medicinais;
* Palestras Motivacionais.
Além dos cursos e oficinas a Associação doa roupas para as famílias necessitadas e também algumas cestas básicas.
Aprovado custeio de locação de imóveis para moradores da Vila Diva
O Poder Executivo e o Ministério Público firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta onde o Município comprometeu-se em realocar 12 famílias que residem na Vila Diva, bairro Jardim. A motivação foi que as edificações apresentaram risco alto e muito alto de deslizamento, quando elaborados os estudos geológicos, planialtimétrico e diagnóstico ambiental para a regularização da ocupação que acontece há mais de 30 anos, agravada pela inexistência de infraestrutura básica no local e sendo o imóvel de posse do Município. Destaca-se que essas famílias foram colocadas na área por administrações públicas, em um passado distante, quando não se tinha informações sobre possível risco.
A proposição aprovada visa permitir que o Município realize o custeio da locação de imóveis às famílias que viviam na localidade de Vila Diva, pelo prazo de vigência de até 24 meses, a partir da entrada em vigor desta Lei, que será 120 dias após sua promulgação.
O Executivo está, paralelamente a isso, abrindo processos licitatórios para a realização de projetos para construção das casas, em área no loteamento Celita, afim de abrigar essas famílias de forma definitiva.
APASG reúne-se com os Vereadores
A Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) esteve reunida nesta segunda-feira (10), com os vereadores e secretários da Fazenda e de Turismo, na Sala da Democracia, para falar de projeto protocolado pelo Executivo que altera o Código Tributário Municipal e reduz de 5% para 3% o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) a ser pago pelos Parques de diversões, centros de lazer e congêneres que proporcionam atividades culturais e pedagógicas, quanto ao ingresso.
A proposta, do Executivo, objetiva incentivar a instituição de parques e outros atrativos turísticos, com finalidade cultural, pedagógica e de lazer, a fim de estimular a geração de emprego e renda, bem como o empreendedorismo em Gramado. A atração de novos investimentos para o município com o objetivo de fomentar o turismo local é iniciativa que se pretende estimular com a redução da alíquota do ISS, uma vez que permitirá o aumento da estadia do turista em Gramado, reduzindo o deslocamento deste para outros destinos turísticos da Serra Gaúcha, como a região do Vale dos Vinhedos e dos Campos de Cima da Serra, o incremento na arrecadação de tributos com a permanência destes na rede hoteleira e gastronômica, bem como a geração de emprego e renda à população.
Ainda, importante ressaltar que há o desenvolvimento de políticas públicas para atração deste tipo de empreendimento nos municípios que compõem a região, inclusive com redução de alíquota do ISS. Logo, é dever da Administração Pública criar mecanismos que permitam à iniciativa privada investir no município de Gramado.
O Executivo também informa que não há que se falar em redução das metas fiscais de resultado nominal e primário, atendendo o previsto no art. 14, inciso I da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A proposta segue para o departamento jurídico da Câmara, depois para as Comissões de Legislação e Redação Final; Orçamento, Finanças e Contas Públicas e de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social.
Dr. Ubiratã pede mais pediatras nos Postos
O vereador Dr. Ubiratã (Progressistas) solicita estudo de viabilidade para implantação de Projeto de Lei que autorize a contratação emergencial de Médicos Pediatras para atendimentos nas UBS’s (Postos) do município, no período do inverno.
“Justifica-se o pedido, pois ao iniciar a estação do inverno em nossa cidade, observa-se uma grande demanda de atendimentos infantis, os quais necessitam de consultas pediátricas, pois, justamente neste período aumentam-se consideravelmente os índices de infecções respiratórias e doenças alérgicas. Atrelada a esta demanda, está à defasagem de profissionais desta área dentro das UBS’s. Esta defasagem ocasiona o retardamento no agendamento de atendimentos e consultas pediátricas dentro das unidades de saúde, gerando assim, acumulo de atendimentos na emergência do Hospital Arcanjo São Miguel. Devido a isto, solicita-se a contratação emergencial de médicos pediatras para atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município de Gramado, no período de inverno”, disse.
Everton reitera pedido de inclusão da disciplina educação financeira nas escolas
O vereador Everton Michaelsen (MDB) apresentou pedido reiterado ao Executivo para que estude a viabilidade da implantação da disciplina Educação Financeira nas escolas municipais.
“Justifica-se este pedido, visando auxiliar aos alunos a controlarem seus recursos financeiros, sabendo respeitar seus orçamentos, evitar endividamento e dependências de linhas de crédito”, disse.
Manu pede melhorias na praça central da Várzea Grande
A vereadora Manu da Costa (PRB) solicita ao executivo municipal melhorias no ajardinamento e iluminação da praça central do Bairro Várzea Grande.
“Tal pedido justifica-se uma vez que tal praça encontra-se sem iluminação e sem flores em seu ajardinamento. Os brinquedos que lá estão não apresentam condições adequadas para que as crianças possam utilizá-los de forma segura. A iluminação é importante por causa da segurança de usuários da praça e o ajardinamento servirá para embelezar o local e acompanhar uma das marcas registradas de Gramado, que são as flores”, disse.
Professor pede informação sobre iluminação e recuperação asfáltica
O vereador Professor Daniel (PT) apresentou dois pedidos à Prefeitura. No primeiro busca informações e no segundo requer providências.
No pedido de informações ele quer saber se o Executivo tem intenção de implantar um sistema inteligente de iluminação pública, através de lâmpadas de led, em caso positivo o Professor pede qual a previsão para a realização desse importante investimento? “Tal proposição justifica-se, pois as lâmpadas de led trazem muitos benefícios, geram mais economia, menos manutenções. As lâmpadas podem durar até três vezes mais do que as convencionais e ainda contribuem com um consumo sustentável e responsável de energia, porque diminuem significativamente a emissão de dióxido de carbono no ambiente. Cabe ressaltar, que a iluminação através de led é muito mais eficiente do que as luminárias utilizadas hoje no município, contribuindo também para a segurança de quem circula nas vias públicas, principalmente durante a noite”, explicou.
O parlamentar também solicita ao Poder Executivo Municipal a recuperação asfáltica na Rua Horácio Cardoso, no bairro Planalto.
O vereador também pede a recuperação da malha asfáltica no bairro Planalto, na Rua Horácio Cardoso. “Essa via é de grande importância para a mobilidade da cidade, sendo esta muito utilizada. Ocorre que devido a grande circulação de veículos que ali trafegam, a rua está deteriorada, com difíceis condições de trafegabilidade necessitando a realização de recuperação asfáltica”, disse.
Rosi apresenta cinco pedidos à Prefeitura
A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) apresentou cinco propostas ao Executivo, sendo dessas duas indicações, um pedido de informação e dois de providências.
– Solicita ao Executivo Municipal estudo de viabilidade para executar a pintura das vagas de estacionamento no Terminal Rodoviário do Bairro Várzea Grande.
“O espaço é utilizado por motoristas para estacionar seus veículos, o que acontece é que muitos motoristas colocam os seus veículos ocupando o lugar de duas vagas, sendo assim, acaba dificultando o estacionamento para alguns usuários, portanto a pintura de vagas de estacionamento melhoraria esta situação”, disse.
– Solicita ao Poder Executivo Municipal, que através da Secretaria competente realize estudo de viabilidade para construção de um abrigo na parada de ônibus na Rua Pingo de Ouro, no Bairro Várzea Grande, neste município, em frente ao n° 309.
“Considerando que há uma real necessidade da comunidade local, pois muitos moradores aguardam o transporte público no tempo em dias de chuva”, falou.
– Solicita ao Poder Executivo, informações acerca de como está o andamento para a realocação do Conselho Tutelar para a nova sede no Município de Gramado.
“A Sede onde os Conselheiros estão atualmente está precária para a prestação do serviço, bem como a estrutura não está adequada para fazer os atendimentos necessários, por isso faço essa proposição e aguardo retorno efetivo”, destacou.
– Solicita ao Poder Executivo, o recapeamento asfáltico na Rua Pedro Carlos Franzen, no loteamento Villagio.
“A rua está com muitos buracos em toda sua extensão, dificultando o bom fluxo da via, e trazendo riscos para motoristas e pedestres por isso a propositura justifica-se”, enfatizou.
– Reitera pedido ao Executivo Municipal, solicitando para que seja feito a revisão nas placas de sinalização de ruas dentro do município e colocação nas vias que não possuem este equipamento.
“Muitas placas hoje estão ilegíveis e partes das ruas não possuem sinalização, prejudicando serviços como correio, entrega de transportadores bem como por ser uma cidade turística dificulta o visitante de se localizar”, justificou.
Renan pede estudo para captação do ICMS Ecológico
O vereador Renan Sartori (MDB) identificado sempre com questões ambientais, apresentou ao Executivo Municipal, indicação onde requer que estude a viabilidade para que o Município possa captar recursos financeiros do ICMS Ecológico.
“O ICMS Ecológico é um incentivo para que os municípios desenvolvam ações em relação ao meio ambiente, através do envio de recursos do ICMS. Salienta-se que o ICMS Ecológico, agregando valor econômico a atividades de proteção ambiental, tem contribuído para ampliar as iniciativas dos municípios na conservação de espaços naturais e no saneamento ambiental, bem como para desenvolver e articular a gestão ambiental municipal e estadual”, explicou.
Saiba mais:
A ideia de pagamento por serviços ambientais é remunerar aquele que, direta ou indiretamente, preserva o meio ambiente. Isso significa recompensar quem ajuda a conservar ou produzir serviços ambientais mediante a adoção de práticas que privilegiem a manutenção de biomas. Para que esse novo mercado faça sentido, naturalmente a preservação do meio ambiente deve gerar mais benefícios econômicos do que a sua destruição. Nesse contexto está o ICMS Ecológico.
O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Não é um novo imposto, mas sim a introdução de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente.