InícioNotíciasPolíticaPresidente da FAS reconhece que 1.400 famílias estão em situação de pobreza

Presidente da FAS reconhece que 1.400 famílias estão em situação de pobreza

Tempo de leitura: < 1 minuto

O número foi informado pela presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Rosana Menegotto, na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (21). Ela cumpriu convocatória da Casa e respondeu a questionamentos dos vereadores. O motivo foi sua ausência à reunião pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, no dia 29 de abril. O tema foi sobre a política pública de atenção aos moradores de rua de Caxias do Sul.

Durante 20 minutos regimentais, Rosana fez um relato das ações da FAS na gestão do prefeito Daniel Guerra/PRB. Segundo ela, desde o início da atual gestão, foram identificadas 1.398 famílias em situação de pobreza na cidade. Constatação que, na opinião dela, é uma das causas do aumento do número de pessoas que passaram a viver nas ruas.

Ainda, de acordo com Rosana, de janeiro de 2017 até agora, o governo investiu R$ 16 milhões em ações de assistência social, inclusive, para moradores de ruas. “Aumentamos o quadro funcional em mais sete servidores e o atendimento, que ocorre agora, até 22h”, relatou.

 

COBRANÇAS

 

O requerimento que convocou Rosana Menegotto é de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Rodrigo Beltrão/PT. Em plenário, o parlamentar voltou a questionar a gestora sobre as denúncias de assédio moral contra servidores da Fundação no sentido de proibi-los de comparecer à audiência do dia 29 de abril.

A presença de funcionários efetivos nas galerias, acompanhando a convocatória de Rosana, referendou ainda mais o questionamento do petista. “A senhora [Rosana] fez questão de esvaziar a audiência pública. Proibiu servidores de participar. Qual é a diferença da presença destas cinco servidoras hoje e na ocasião da audiência pública?”, perguntou.

Beltrão ainda questionou o fato de a presidente ter selecionado entre os funcionários da FAS quem poderia ir à reunião no Legislativo. “A senhora não se comunicou com a Câmara até para dizer que não viria. Mas preferiu dialogar com o Legislativo por meio da imprensa, onde disse que tinha pessoas que estavam aptas e outras que não estavam aptas a participar. Quero perguntar se temos cidadãos de primeira e segunda categoria?”, questionou.

 

EXPLICAÇÕES

 

A presidente da FAS negou que tenha praticado assédio moral contra os servidores. Ela disse que considerou que somente os cargos diretivos poderiam representar a FAS no debate. “Eu não proibi o comparecimento. Apenas o pessoal do Centro Pop Rua perguntou se poderia acompanhar os usuários nessa reunião. Dissemos que os servidores deveriam permanecer no trabalho, atendendo os usuários e quem realmente deveria participar seriam os diretores e gerentes, que têm a propriedade de falar sobre o assunto”, esclareceu.

Com relação à ausência no encontro, alegou sobreposição de agenda. ”Recebemos a informação que o assunto seria a segurança dos moradores de rua. Aí colocamos esse assunto em reunião diretiva para que pudéssemos avaliar quem poderia participar da audiência. Por conta dos compromissos que tínhamos, definimos que a direção não poderia participar e lamentamos o fato de que não conseguiríamos negociar a data com vocês”, explicou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido