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Maior eficiência na mobilidade urbana

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GRAMADO – Terminais turísticos para estacionar ônibus de turismo na entrada da cidade evitando que tranquem vias no Centro, dar andamento aos demais eixos do anel viário para permitir que o fluxo possa desviar do Centro para ir de Canela para o Vale do Paranhana, por exemplo, e transporte público com conexão foram alguns dos assuntos abordados por Nestor Tissot (PP) na entrevista desta semana. Confira os principais trechos da conversa:

1 – Qual sua projeção para com o plano diretor de Gramado?
O Plano Diretor de Gramado é um dos primeiros assuntos que serão tratados por nós, pois sabemos de sua importância para a cidade, tanto na questão da mobilidade urbana, como da construção civil, do meio ambiente e também de geração de renda e empregos. Pretendemos conversar com os segmentos da sociedade envolvidos em todas essas questões e juntos formularmos um Plano que atende de forma plena a cidade de Gramado.

2 – Com relação à análise e aprovação dos projetos para construção de novos empreendimentos, tanto comerciais como habitacionais, qual seu objetivo?
Nessa área queremos implementar um sistema tecnológico, para entrega de documentos digitais, voltados as Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, facilitando o trâmite dos projetos entre o profissional e a Prefeitura com a desburocratização do processo, reduzindo a emissão de papel e desonerando o poder público de gastos. Também estamos planejando a criação de uma sala do profissional, espaço destinado aos profissionais da área da Arquitetura, Engenharia, Biologia e afins, voltada a correções e organização rápida de projetos, otimizando tempo e a volta do profissional a Prefeitura.

3 – No quesito mobilidade urbana Gramado é um caos, sobretudo quando está lotada. O que o senhor pretende fazer com relação a isso? Seu governo prevê algum investimento em rotas alternativas, como as próximas fases da perimetral (anel viário)? Deseja pavimentar a estrada Mato Queimado/Caracol? E ligar a ERS-235 à ERS-115 pela Linha 28 e Carahá?
Na área de mobilidade temos inúmeras ações projetadas em nosso plano de governo como a implementação de ciclovias mais seguras, para tanto no intuito de termos maior eficiência na mobilidade urbana planejamos a implantação de propostas em três estágios (curto/médio/longo prazo):
Curto: implementação em 2 turnos de agentes de trânsitos uniformizados em pontos estratégicos da cidade de forma a auxiliar e acelerar o trânsito com equipamentos sonoros orientando a comunidade local e visitantes, respeitando as normas de trânsito existente, para uma maior fluidez na cidade, estima-se uma melhoria em 25% a 30% na forma de deslocamento hoje existente, aumentando a sensação de segurança para a comunidade e visitantes.
Médio: criação de 2 terminais turísticos (Várzea Grande e estrada de Nova Petrópolis), de forma que todos os ônibus ao entrarem nas limitações do município, serão obrigados a se direcionarem a esses terminais, supridos de estacionamento, banheiros, restaurantes, área de lazer, descanso e apoios. Os passageiros deverão desembarcar e dirigir-se a micro vans que deverão fazer o eixo de ligação dos terminais com a cidade, desafogando as vias do município da circulação dos ônibus. Isso fomentará a criação de novos postos de trabalho e impactação direta no fluxo de veículos.
Longo: Continuação dos projetos adormecidos dos eixos dos quadrantes do anel viário de Gramado, interligação da rótula do bairro dos três pinheiros pelo Vale do Quilombo direcionando todo o trânsito para quem vai aos municípios de Canela e São Francisco de Paula e Rota do Sol sem ter que passar pelo Centro da cidade. Interligação do Quadrante do Alphaville com o bairro Piratini.

4 – Quais os planos para melhorar o transporte coletivo?
Temos a intenção de discutir um novo modelo de transporte público, interligando todos os bairros através de linhas alimentadoras, estabelecendo um modal de transporte público que garanta conforto, agilidade e conexão. Ainda, queremos revitalizar e construir novas paradas de ônibus na cidade e no interior, implementando sistema de iluminação noturna para maior segurança do usuário e localidade ao redor.

5 – Muitas ruas, especialmente nos bairros, ainda estão sem identificação. Pretende resolver isso?
A identificação das vias é primordial em todas as cidades, nas turísticas torna-se ainda mais relevante, então como já feito em outras gestões do PP estaremos realizando a identificação de todos os logradouros públicos com placas dentro do padrão de Gramado.

6 – Planejamento e infraestrutura também envolve o serviço prestado pela Corsan, e todo ano, na alta temporada, grande parte da cidade fica sem água. Qual será sua postura diante deste problema?
É necessário e urgente que o contrato com a Corsan seja revisto, adaptado, pois a cidade de Gramado gera mensalmente um lucro significativo à Companhia que não vem, ao longo dos anos, fazendo os investimentos necessários. Será preciso, de forma urgente, investir no saneamento básico, ou seja, mais água potável para todos os bairros e ampliação da rede e tratamento de esgoto, pois nossos rios estão poluídos e a cidade está enfrentando, com o odor, problemas também de saúde pública.

7 – O Centro da cidade concentra hoje o maior fluxo turístico e é onde estão os principais serviços como órgãos públicos, bancos, os colégios Santos Dumont e Cenecista, que implicam na trafegabilidade. Qual seu posicionamento com relação a isso?
A área Central abriga um número grande de serviços, temos que repensar e traçar alternativas que possam dispersar essa aglomeração, incentivando a criação de outras áreas administrativas em bairros da nossa cidade. Precisamos conversar e negociar com os bancos, escolas e repensar a localização da Prefeitura, pois somente ela movimenta diariamente cerca de mil pessoas no prédio central.

8 – Qual sua solução à enorme dificuldade de estacionamento?
Planejamos criar dois terminais turísticos para os ônibus, assim evitando que estes fiquem na área central, e também estudamos a possibilidade de incentivo a novos estabelecimentos que atuem como garagens na área central da cidade.

9 – O que pretende fazer com ERS-373 que liga Várzea Grande com a Serra Grande/Santa Maria do Herval? Municipalizar para agilizar sua manutenção é uma possibilidade?
Todos sabem do meu carinho com essa região da cidade, então, para essa via que é estadual estamos projetando traçar um acordo com o Governo do Estado para que a obra seja feita o quanto antes, a fim de atender a demanda que é urgente. Também sabemos que investimentos nessa via seriam importantíssimos para facilitar a mobilidade e diminuir a distância entre os municípios de Gramado e Porto Alegre, e Grande Porto Alegre.

10 – Na Serra Grande, na estrada para Igrejinha e Três Coroas, tem ideia de estender o asfaltamento dessa via até a divisa?
Com certeza esse é um projeto de nossa gestão, sempre levamos asfalto para o interior, inúmeras localidades já foram contempladas e pretendemos ampliar essa demanda. Interligar a Serra Grande as cidades do Paranhana com certeza auxiliaria também na mobilidade urbana.

11 – Qual sua posição sobre o trecho da ERS-235 do Centro até a divisa com Canela? O trajeto carece de algumas modificações na estrutura para travessias de pedestres. As tradicionais faixas de segurança têm provocado acidentes e lentidão. Municipalizar e depois chamar a iniciativa privada para uma parceria fazendo passarelas seguras e atrativas turisticamente é uma possibilidade?
Primeiro, temos a intenção de dar continuação aos projetos adormecidos dos eixos dos quadrantes do anel viário de Gramado, assim para essa área trabalharíamos para interligar a rótula do bairro dos Três Pinheiros pelo Vale do Quilombo.

12 – Algum plano para implantar ciclovias? Onde?
Temos a intenção de ampliar e implementar ciclovias mais seguras, bem como fomentar a instalação de paraciclos. A mobilidade urbana torna essa prática não mais só esportiva ou de lazer, mas também como de movimentação. Estudos técnicos de especialistas nos dariam as coordenadas de onde devemos fazer essas implantações.

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