InícioPolíticaGramado e CanelaDesejo de mudança norteia convenção do partido Progressistas

Desejo de mudança norteia convenção do partido Progressistas

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A Convenção do Partido Progressistas na tarde de sábado passado (21), mexeu com o cenário político da cidade. Diferente do que ocorre normalmente, duas chapas disputavam a liderança da Executiva Municipal do PP. A chapa 1 era liderada pelo atual presidente e ex-candidato a prefeito, Erni Schäfer, enquanto que a chapa 2 era encabeçada por Leandro Oliveira, que disputou o pleito passado buscando uma cadeira no Poder Legislativo e também já havia sido secretário de Turismo de Canela na gestão de Cléo Port.

O partido já se preparava para iniciar a votação quando a chapa 1, de Erni Schäfer, anunciou sua desistência da disputa. “Considerando o grande carinho e acolhida que tive de todos os que se dispuseram a participar de nossa chapa e mais ainda, considerando a história e o histórico de união e grandeza que construímos com muito trabalho desde que nos chamávamos PDS até os dias de hoje, entendo como salutar buscarmos o consenso e mantermos a união e unidade de nosso partido. Sendo assim, cheguei à conclusão que a disputa de duas chapas nesta convenção pode afetar o princípio de união que sempre preservamos”, explicou Erni em nota enviada ao membros de sua chapa.

“Acreditamos que a adesão da nossa chapa pode ter influenciado nessa decisão, mas ela mostra, acima de tudo, que há espaço para buscarmos a união do partido. Nossa mobilização também mostrou que as pessoas tinham ansiedade por coisas novas”, comentou Leandro Oliveira, após a convenção.

Oliveira também destacou que o nome do presidente não está definido e quer reunir o diretório e as personalidades do PP para que a escolha ocorra em consenso. “Eu coloquei meu nome à disposição, se pudermos fazer parte, tudo certo, sem ego, sem vaidade. Existem outros nomes capazes e com disponibilidade de assumir o compromisso e é a maioria que vai decidir. De maneira alguma gostaríamos de ter um racha no partido, buscamos sempre o consenso, queremos ouvir o diretório, escutar cada um e juntos decidirmos quem será o presidente”, avaliou. Um encontro está marcado para este sábado.

Também conforme a análise de Leandro, é necessário regar o partido com novas ideias, oxigenar o diretório e iniciar um trabalho de reconstrução do PP em Canela. “Não tiramos os méritos das pessoas que fizeram bem ao partido, mas achamos que era hora de dar espaço para pessoas novas, trazer ideias novas. Queremos começar de novo, e que essas pessoas estejam nos assessorando, que tenham disponibilidade de trabalhar e estar com o partido”, ponderou.

Recolocar o PP de volta ao cenário político canelense é a grande meta do partido. “O PP já fez muito por Canela, vamos juntar os casos, colocar novas pessoas, com novas ideias e seguir em frente. Não vai ser fácil, é um trabalho de formiguinha, de muita conversa, vamos busca apoio do PP regional, estadual e nacional, mas antes de qualquer coisa, é fazer o dever de casa, organizar a casa”, enfatizou.

Oliveira almeja abrir espaços ampliando a atividade feminina e da juventude progressista, permitindo o surgimento de novas lideranças. “Nós temos o exemplo do Jonas (Bernardo), que se elegeu pelo PP, acabou saindo e hoje é presidente de outro partido. Isso mostra que ele buscava mais espaço e buscou esse espaço em outro lugar. Precisamos ouvir mais as pessoas”, exemplificou.

Na convenção, Erni Schäfer emitiu um pronunciamento formal aos colegas de partido. Confira abaixo na íntegra sua manifestação:

Manifestação Erni Schäfer

Convenção do PP de Canela em 21/08/2021

Saúdo a todas as lideranças, convencionais, filiados de nosso partido e demais presentes, que prestigiam esta convenção.

Na condição de presidente do diretório municipal, neste momento encerrando o meu mandato, venho aqui fazer uma prestação de contas, relatando os principais fatos do PP de Canela nos seus últimos 30 anos, ciclo este que se encerra nesta convenção, abrindo espaço para um novo ciclo a partir de hoje.

Sinto-me honrado em ter sido escolhido para  conduzir o projeto político partidário neste último mandato dando continuidade á um projeto iniciado há 30 anos atrás, onde o PP elaborou um projeto para assumir a administração municipal e assim contribuir com o desenvolvimento de Canela, através das políticas progressistas, alicerçadas no idealismo de contribuir com o  município na construção de uma sociedade, livre, democrática, justa, solidária, participativa em que seja praticado o respeito à dignidade da pessoa humana.

Com este propósito o PP apresentou uma proposta para administrar Canela, nas eleições de 1992, tendo como candidatos a prefeito e vice, Darci e Cléo chapa pura, que totalizaram 3.698 naquela ocasião. Nesta oportunidade elegemos os vereadores Moacir Cardoso e Olício Port.

A perseverança fez com que nas eleições de 1996, novamente o PP apresentasse uma nova proposta para administrar, tendo Osmar Müller como candidato representando nosso Partido obtendo naquela ocasião 7.464 votos, onde elegemos uma bancada com os vereadores Manoel Archimimo Licks, Olício Port e Feliciano Foss, consolidando este grandioso projeto partidário.

Já no ano de 2000, demos continuidade a este projeto partidário, apresentando à comunidade canelense nossos representantes Cléo e Carmen, onde conquistamos 7.097 votos, eleição esta onde apenas 48 votos nos separaram da vitória, porém, novamente elegemos nossa bancada aumentando uma cadeira, desta vez com os vereadores Eno Weber, Feliciano Foss, Olício Port e Manoel Archimimo Licks.

2004, com 9.895 votos elegemos Cléo e Carmen prefeito e vice de Canela e nossa bancada na Câmara era composta pelo Dr. Fernando Valle, André Secco e Gilnei Colombo.

2008 novamente com Cléo e Carmen conquistamos a marca de 8.652 votos e elegemos nossa bancada com Dr. Fernando Valle, Élcio Luiz Angelli e Feliciano Foss.

Chegamos ao ano de 2012 com um projeto político realinhado e novamente elegemos Cléo e Carmen com a marca de 12.101 votos e elegemos nossa bancada com os vereadores, Dr. Fernando Valle, Marlene Bohrer e Darci Zimmer.

No ano de 2016 nosso partido atingiu6.891 votos com a dupla Erni e Leandro e nossa bancada foi eleita com os vereadores Jonas Bernardo e Carmen Seibt, sendo que em 2020 não apresentamos candidatura a majoritária, bem como não elegemos bancada.

Através deste histórico senhoras e senhores, percebemos uma curva ascendente nos resultados de nosso partido até o ano de 2012, período em que elegemos prefeito e vice em duas eleições, quase 3.

Isso demonstra que nossa caminhada, a de todos nós, foi vitoriosa. Trabalhamos com um objetivo e o conquistamos. Acertos, erros, encontros e desencontros, derrotas e vitórias, isso tudo acontece em qualquer projeto em qualquer gestão e no nosso não foi diferente.

Os porquês desta trajetória não ter continuado são muitos e a maioria dos que estão aqui sabem e conhecem. Um Partido forte não é feito de uma pessoa só. Um projeto grandioso e vitorioso é construído a várias mãos, com muito trabalho, com esforço, com dedicação e abdicação muitas vezes. Além disso, temos que sempre valorizar quem está ao nosso lado, saber ouvir, ter humildade e acima de tudo respeitar as decisões da maioria, ou seja, praticar a democracia valorizando sempre a união e unidade do partido.

Fiz uma profunda reflexão esta noite e cheguei a conclusão que não posso destruir uma história que construí através da união. Assim sendo convidei a todos os membros de nossa chapa, para que num ato de desprendimento e de grandeza retirássemos a nossa chapa, a fim de preservar os valores deste projeto partidário que tive a honra de conduzir ao lado de todos vocês por todos estes anos.

Finalizo esta minha fala, expressando a minha gratidão pelo apoio ao meu trabalho; trabalho este que em muitos momentos tive que renunciar os meus interesses pessoais, pensando em algo maior que é lutar pelo desenvolvimento econômico de minha terra natal e por melhor qualidade de vida de todos os canelenses.

Assim sendo, neste momento optei por não ocupar cargo partidário, mas permanecerei com os encargos de continuar defendendo os interesses coletivos da população de Canela. Nosso trabalho não vai parar.

Externo a todos minha profunda gratidão, especialmente a todos os membros do diretório e executiva que hoje encerram seu mandato juntamente comigo.

Muito obrigado a todos.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido