InícioPolíticaGramado e CanelaPlano de Governo da Coligação "Canela Vai Vencer": Análise das propostas e...

Plano de Governo da Coligação “Canela Vai Vencer”: Análise das propostas e áreas não abrangidas

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A coligação “Canela Vai Vencer”, formada por PSDB, PDT, Cidadania, Podemos, União Brasil e Republicanos, com Gilberto Cezar como candidato a prefeito e Gilberto Tegner como vice-prefeito, apresentou um extenso plano de governo para Canela. O documento detalha várias áreas cruciais para o desenvolvimento do município, mas apresenta algumas lacunas em alguns aspectos.

Saúde

A proposta para a área da saúde inclui a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, visando ampliar o atendimento, exames e especialidades médicas. A criação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com tecnologia moderna e melhores condições para os profissionais de saúde é outra prioridade. Adicionalmente, o plano prevê a construção de um posto modelo para atendimento materno-infantil e um outro para atendimento de idosos.

O plano ainda cita a realização da integração dos sistemas da Secretaria de Saúde, das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e do Hospital de Canela.

Educação

Já no âmbito educacional as propostas, citam investimentos em infraestrutura escolar, ampliação do quadro de profissionais e a extensão do turno integral nas escolas. A qualificação da grade curricular do contraturno e o fomento de programas de inclusão digital são destacados como metas importantes. Também são previstas a ampliação de creches e pré-escolas e a implementação de programas de educação ambiental e de saúde nas escolas.

No entanto, embora o plano evidencie uma preocupação com a melhoria do turno integral, ele não oferece detalhes sobre as estratégias para melhorar o contraturno.

Turismo

Para o setor de turismo, o plano inclui investimentos em infraestrutura, como a criação e reforma de equipamentos turísticos, parques e atrações. A melhoria do paisagismo urbano, com a implantação de fiação subterrânea nos principais pontos turísticos, também está prevista. Além disso, o plano pretende fortalecer o empreendedorismo em áreas artísticas e culturais, impulsionar o turismo rural e reformular o calendário de eventos, resgatando eventos que deixaram de fazer parte do calendário municipal.

Porém, não são mencionados quais eventos pretende-se voltar a realizar, e nem destaca nenhum dos eventos como Sonho de Natal e a Páscoa em Canela, que são dois eventos importantes do atual calendário.

Esporte

O setor de esporte é um dos mais bem detalhados no plano de governo. As propostas incluem a criação de um programa de subsídios e patrocínios para atletas e equipes, a criação de uma Secretaria Municipal de Esportes e a construção de um centro municipal de esportes. O plano também prevê a revitalização de ginásios nos bairros, a oferta de aulas e treinamentos gratuitos em diversas modalidades e o fomento de programas de iniciação esportiva em escolas e centros comunitários.

Cultura

O setor cultural, que enfrentou desafios significativos nos últimos anos, é abordado no plano com propostas para realizar eventos artísticos e culturais, criar novos negócios e empregos na área da cultura e implementar programas de formação e capacitação para jovens talentos. No entanto, o plano carece de detalhes sobre o futuro de importantes espaços culturais, como o Centro de Feiras, o Teatrão, a Casa de Pedra e o Parque do Palácio.

Área Tributária e Desenvolvimento Econômico

Na área tributária, o plano propõe simplificar o processo de cobrança de tributos e reduzir impostos sem comprometer a receita municipal. Além disso, sugere políticas para facilitar o desenvolvimento das atividades econômicas dos pequenos empresários e melhorar o atendimento ao contribuinte.

No desenvolvimento econômico, o plano menciona a criação de políticas para aumentar o empreendedorismo, com programas de capacitação e acesso a financiamentos, além de desburocratizar o ambiente de negócios.

Embora essas propostas sejam importantes para fomentar o crescimento econômico, o plano não detalha como essas políticas serão implementadas de forma prática.

Meio Ambiente

As propostas para o meio ambiente incluem a preservação de recursos naturais, a melhoria do saneamento básico, a criação de políticas para fomentar o uso de energias renováveis e a desburocratização dos procedimentos ambientais. Além disso, o plano menciona a criação de um departamento especializado no atendimento à causa animal.

O plano não especifica quais áreas de preservação ou patrimônios ambientais serão priorizados.

Urbanismo e Mobilidade Urbana

No urbanismo, o plano sugere a intensificação da regularização fundiária, a atualização do plano de zoneamento urbano e a implementação de políticas de valorização e preservação de áreas verdes. Na mobilidade urbana, o plano propõe a atualização constante do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, a ampliação da rede de transporte coletivo, a viabilidade de ciclovias e o aumento de áreas de estacionamento.

Apesar dessas propostas, o plano não detalha como essas iniciativas serão implementadas ou quais serão as áreas prioritárias. A falta de informações específicas sobre a execução dessas políticas pode limitar a capacidade de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade do município.

Assistência Social e Políticas para o Interior

Na assistência social, o plano propõe a melhoria e ampliação das unidades de atendimento, a contratação de profissionais capacitados e a implementação de programas para inserir pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Para o desenvolvimento do interior, o plano menciona melhorias em estradas, pontes e saneamento básico, além de capacitação e apoio técnico aos produtores rurais. Assim como a criação de um espaço agroindustrial e de fomento ao turismo rural.

No entanto, o plano não cita como essas ações serão concretamente realizadas. A falta de informações sobre as melhorias no interior também fica bem subjetiva sem ter um plano de ações que serão efetuadas.

Segurança Pública e Gestão

Para segurança pública, o plano sugere a criação de um sistema municipal integrado, a criação de um órgão municipal de segurança que visa proteger espaços públicos, praças, escolas e pontos turísticos, além da capacitação de agentes de segurança e o aumento do efetivo policial em Canela, através de políticas municipais que fomente o interesse nas transferências para a região.

Na gestão, o plano propõe a valorização dos servidores públicos, a automatização de processos administrativos e a implementação de mecanismos de controle e transparência na gestão de recursos públicos.

Apesar de abordar essas áreas importantes, o plano não fornece detalhes suficientes sobre como essas iniciativas serão concretizadas.

Outra área do plano que não foi abordada é a questão do comércio irregular em torno da igreja, que vem sendo um dos grandes desafios para os comerciantes locais e até mesmo para a fiscalização que não consegue coibir a ação.

O plano de governo da coligação “Canela Vai Vencer” apresenta uma ampla gama de propostas para o desenvolvimento de Canela, abordando áreas essenciais como saúde, educação, turismo, esporte e cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido