CANELA – A coligação “Canela Vai Vencer”, formada por PSDB, PDT, Cidadania, Podemos, União Brasil e Republicanos, com Gilberto Cezar como candidato a prefeito e Gilberto Tegner como vice-prefeito, apresentou um extenso plano de governo para Canela. O documento detalha várias áreas cruciais para o desenvolvimento do município, mas apresenta algumas lacunas em alguns aspectos.
Saúde
A proposta para a área da saúde inclui a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, visando ampliar o atendimento, exames e especialidades médicas. A criação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com tecnologia moderna e melhores condições para os profissionais de saúde é outra prioridade. Adicionalmente, o plano prevê a construção de um posto modelo para atendimento materno-infantil e um outro para atendimento de idosos.
O plano ainda cita a realização da integração dos sistemas da Secretaria de Saúde, das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e do Hospital de Canela.
Educação
Já no âmbito educacional as propostas, citam investimentos em infraestrutura escolar, ampliação do quadro de profissionais e a extensão do turno integral nas escolas. A qualificação da grade curricular do contraturno e o fomento de programas de inclusão digital são destacados como metas importantes. Também são previstas a ampliação de creches e pré-escolas e a implementação de programas de educação ambiental e de saúde nas escolas.
No entanto, embora o plano evidencie uma preocupação com a melhoria do turno integral, ele não oferece detalhes sobre as estratégias para melhorar o contraturno.
Turismo
Para o setor de turismo, o plano inclui investimentos em infraestrutura, como a criação e reforma de equipamentos turísticos, parques e atrações. A melhoria do paisagismo urbano, com a implantação de fiação subterrânea nos principais pontos turísticos, também está prevista. Além disso, o plano pretende fortalecer o empreendedorismo em áreas artísticas e culturais, impulsionar o turismo rural e reformular o calendário de eventos, resgatando eventos que deixaram de fazer parte do calendário municipal.
Porém, não são mencionados quais eventos pretende-se voltar a realizar, e nem destaca nenhum dos eventos como Sonho de Natal e a Páscoa em Canela, que são dois eventos importantes do atual calendário.
Esporte
O setor de esporte é um dos mais bem detalhados no plano de governo. As propostas incluem a criação de um programa de subsídios e patrocínios para atletas e equipes, a criação de uma Secretaria Municipal de Esportes e a construção de um centro municipal de esportes. O plano também prevê a revitalização de ginásios nos bairros, a oferta de aulas e treinamentos gratuitos em diversas modalidades e o fomento de programas de iniciação esportiva em escolas e centros comunitários.
Cultura
O setor cultural, que enfrentou desafios significativos nos últimos anos, é abordado no plano com propostas para realizar eventos artísticos e culturais, criar novos negócios e empregos na área da cultura e implementar programas de formação e capacitação para jovens talentos. No entanto, o plano carece de detalhes sobre o futuro de importantes espaços culturais, como o Centro de Feiras, o Teatrão, a Casa de Pedra e o Parque do Palácio.
Área Tributária e Desenvolvimento Econômico
Na área tributária, o plano propõe simplificar o processo de cobrança de tributos e reduzir impostos sem comprometer a receita municipal. Além disso, sugere políticas para facilitar o desenvolvimento das atividades econômicas dos pequenos empresários e melhorar o atendimento ao contribuinte.
No desenvolvimento econômico, o plano menciona a criação de políticas para aumentar o empreendedorismo, com programas de capacitação e acesso a financiamentos, além de desburocratizar o ambiente de negócios.
Embora essas propostas sejam importantes para fomentar o crescimento econômico, o plano não detalha como essas políticas serão implementadas de forma prática.
Meio Ambiente
As propostas para o meio ambiente incluem a preservação de recursos naturais, a melhoria do saneamento básico, a criação de políticas para fomentar o uso de energias renováveis e a desburocratização dos procedimentos ambientais. Além disso, o plano menciona a criação de um departamento especializado no atendimento à causa animal.
O plano não especifica quais áreas de preservação ou patrimônios ambientais serão priorizados.
Urbanismo e Mobilidade Urbana
No urbanismo, o plano sugere a intensificação da regularização fundiária, a atualização do plano de zoneamento urbano e a implementação de políticas de valorização e preservação de áreas verdes. Na mobilidade urbana, o plano propõe a atualização constante do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, a ampliação da rede de transporte coletivo, a viabilidade de ciclovias e o aumento de áreas de estacionamento.
Apesar dessas propostas, o plano não detalha como essas iniciativas serão implementadas ou quais serão as áreas prioritárias. A falta de informações específicas sobre a execução dessas políticas pode limitar a capacidade de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade do município.
Assistência Social e Políticas para o Interior
Na assistência social, o plano propõe a melhoria e ampliação das unidades de atendimento, a contratação de profissionais capacitados e a implementação de programas para inserir pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.
Para o desenvolvimento do interior, o plano menciona melhorias em estradas, pontes e saneamento básico, além de capacitação e apoio técnico aos produtores rurais. Assim como a criação de um espaço agroindustrial e de fomento ao turismo rural.
No entanto, o plano não cita como essas ações serão concretamente realizadas. A falta de informações sobre as melhorias no interior também fica bem subjetiva sem ter um plano de ações que serão efetuadas.
Segurança Pública e Gestão
Para segurança pública, o plano sugere a criação de um sistema municipal integrado, a criação de um órgão municipal de segurança que visa proteger espaços públicos, praças, escolas e pontos turísticos, além da capacitação de agentes de segurança e o aumento do efetivo policial em Canela, através de políticas municipais que fomente o interesse nas transferências para a região.
Na gestão, o plano propõe a valorização dos servidores públicos, a automatização de processos administrativos e a implementação de mecanismos de controle e transparência na gestão de recursos públicos.
Apesar de abordar essas áreas importantes, o plano não fornece detalhes suficientes sobre como essas iniciativas serão concretizadas.
Outra área do plano que não foi abordada é a questão do comércio irregular em torno da igreja, que vem sendo um dos grandes desafios para os comerciantes locais e até mesmo para a fiscalização que não consegue coibir a ação.
O plano de governo da coligação “Canela Vai Vencer” apresenta uma ampla gama de propostas para o desenvolvimento de Canela, abordando áreas essenciais como saúde, educação, turismo, esporte e cultura.