InícioPolíticaGramado e CanelaO que foi tema no debate da Câmara desta segunda-feira

O que foi tema no debate da Câmara desta segunda-feira

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

CANELA – Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Canela, realizada nesta segunda-feira (1), uma variedade de temas foi discutida, desde a preservação da cultura local até questões ambientais e educacionais. A reunião contou com a participação ativa dos vereadores, que expuseram suas preocupações e propostas para o desenvolvimento do município.

Eduardo Port ocupou a Tribuna do Povo e destacou a importância de preservar a memória de Canela diante do crescimento urbano. Ele mencionou a criação da associação responsável pelo Memorial de Canela, enfatizando a necessidade de manter viva a história local. Eduardo elogiou a participação dos vereadores José Vellinho Pinto, Carla Reis, Jerônimo Terra Rolim e Luciano Melo no 1° Encontro da Memória de Canela, que reuniu historiadores, ex-prefeitos e moradores para debater o passado, presente e futuro do município.

Carla Reis (MDB) ressaltou que a iniciativa do Memorial começou na Secretaria do Turismo e Cultura e agora se mantém de forma independente. Ela defendeu a valorização da história dos antepassados e a criação de um complexo cultural em Canela para preservar essa memória. Também solicitou a contratação de uma equipe permanente para a Defesa Civil, destacando a importância de um trabalho contínuo de prevenção. Enfatizou que o Memorial de Canela começou na Secretaria do Turismo e Cultura e agora é mantido por uma associação. Ela destacou a importância de valorizar a história dos antepassados e criar um complexo cultural em Canela.

José Vellinho Pinto (PDT) também parabenizou a associação e lamentou as modificações em locais históricos como a Casa do João Corrêa, que poderiam ser pontos de visitação. Falou sobre a importância de preservar a cultura do município e questionou sobre os 17 milhões aprovados, falando que só tem questões de macrodrenagem e que já se tinha um estudo antigo que foi perdido. Ele também destacou a necessidade de planejamento para futuras administrações.

Alberi Dias (MDB) manifestou preocupação com a falta de manutenção na cidade após os temporais de maio e criticou a ineficácia na coleta de lixo verde. Ele cobrou ações mais efetivas da prefeitura e do DAER para resolver problemas de infraestrutura, como a estrada no Caracol. Criticou a falta de manutenção na cidade, mencionando problemas com a coleta de lixo e a necessidade de reparos nas infraestruturas danificadas pelos temporais de maio.

Alfredo Schaffer (PSD) discutiu as dificuldades enfrentadas na Água das Hortênsias e mencionou que o prefeito está em Brasília para assinar o contrato de restauração da ponte da Rota Panorâmica. Schaffer sugeriu a divisão da Secretaria do Meio Ambiente em duas para melhorar a eficiência. Informou sobre conversas com o prefeito sobre a restauração da ponte da Rota Panorâmica e discutiu a necessidade de dividir a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo em duas para melhorar a eficiência administrativa.

Jerônimo Terra Rolim (PDT) apresentou o Requerimento nº 12 para que a Câmara acompanhe os processos trabalhistas do Hospital de Canela, após receber denúncias de revelia. Ele também solicitou um relatório detalhado dos processos desde janeiro de 2023. Também destacou a importância do 1° Memorial de Canela e criticou a ausência do prefeito Constantino no evento. Ele também mencionou questões de inclusão social e ambiental, além de comentar sobre um processo administrativo relacionado ao descarte inadequado de entulhos.

Luciano Melo (MDB) propôs um Projeto de Lei Sugestão para implementar o programa de educação empreendedora nas escolas municipais. O objetivo é incentivar o comportamento empreendedor entre os alunos, promovendo a inovação, ética e cidadania. Melo ressaltou a importância de parcerias com órgãos federais e entidades privadas para fortalecer a iniciativa. Questionou a falta de mão de obra qualificada no município e a ausência de moradias populares. Ele destacou a importância de um plano de desenvolvimento sustentável para Canela.

Carmen Lúcia de Moraes (PSDB) espera que a prefeitura dê um espaço para o Memorial de Canela e destacou a necessidade de buscar recursos para o município. Ela também pediu informações sobre os desabrigados e repudiou a discriminação da maconha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido