InícioPolíticaGramado e CanelaLegislativo recebe pedido de impeachment de Fedoca

Legislativo recebe pedido de impeachment de Fedoca

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O assunto do nepotismo no Executivo não se encerrou com a exoneração de alguns cargos de comissão. O cidadão Elias Vidal entrou na Câmara de Vereadores com pedido de impeachment contra o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), alegando o nepotismo como justificativa. O pedido foi protocolado na segunda-feira (29) e, agora, passa por análise da Procuradoria e do presidente da Casa para definir se existem requisitos de admissibilidade, o que deve ser feito até sexta-feira (3).

Na solicitação de impeachment, Elias escreve: “entro aqui com um pedido aos vereadores de impeachment ao líder do Executivo Municipal baseado na lei federal e lei municipal de conduta vigente (…) por respeito ao povo brasileiro, ao povo gramadense, ao próprio PDT”. O pedido foi acompanhado de cópias de notícias sobre os casos de nepotismo no Executivo, bem como do artigo que especifica a questão na Lei Orgânica Municipal. Ainda, constava cópia da lei federal n° 1.079, que define crimes de responsabilidade e aborda probidade da administração em um de seus capítulos.

Elias, que também é ex candidato a vereador pela coligação do atual governo, ainda utilizou a Tribuna do Povo durante a sessão para se manifestar sobre o assunto. “Alguém vai devolver o dinheiro desses que estavam nesses cargos? Que era um dinheiro que receberam ilegal?”, questionou. “Estou fazendo isso porque não admito hipocrisia. Apoiei o Fedoca com 526 votos quando era presidente do partido, mas não admito as pessoas criticarem e depois ficar completamente cegos, sem voz, sem boca”, acrescentou.

Caso o parecer do presidente e da Procuradoria do Legislativo seja positivo, o pedido vai à votação no plenário para que todos os vereadores decidam se recebem ou não a denúncia. Caso o parecer for negativo, a denúncia é arquivada. Mesmo que seja arquivada, é possível que o solicitante refaça o pedido com os requisitos necessários exigidos pela Câmara e protocole novamente.

Em caso do pedido ir ao plenário e ser recebido positivamente pelos vereadores, cria-se uma comissão processante, que instrui e analisa o processo, emite parecer e, enfim, retorna ao plenário para votação da cassação. No final dos trâmites, para que o impeachment seja aprovado, é necessário de dois terços dos votos.

O presidente da Casa, Rafael Ronsoni (Progressistas), ressalta que ficou surpreso com o pedido e que, agora, aguarda parecer jurídico da procuradoria. “Todos os vereadores ficaram surpresos com a solicitação de impeachment, e fiquei ainda mais surpreso pelo fato de que o solicitante foi candidato a vereador pela base do atual governo. Agora estamos aguardando a análise jurídica para darmos encaminhamento”, destaca.

O vice-prefeito Evandro Moschem (MDB), que assumiria o cargo de prefeito em caso de cassação do mandato de Fedoca, afirma ser contrário ao pedido de impeachment. Ele defende que a decisão da população nas urnas precisa ser mantida. “A democracia deve ser respeitada, e os mandatos também. O que o povo delegou nas urnas deve ser respeitado”, frisa. Ele ainda relembra que o impeachment em nível nacional causou grande desestabilização para o país. “Precisamos evitar crises políticas para não prejudicar Gramado. Temos bons exemplos no Brasil de situações parecidas que quem perdeu foi a comunidade”, aponta.

Com relação à justificativa de Elias, que coloca o nepotismo como motivo para o impeachment, Evandro prefere não manifestar seu posicionamento. “Justamente para evitar crises políticas não irei tornar pública minha posição, mas a comunidade de Gramado me conhece e sabe o que penso”, salienta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido