InícioPolíticaGramado e CanelaEm Gramado, juventude do MDB lança Gabriel Souza à presidência nacional do...

Em Gramado, juventude do MDB lança Gabriel Souza à presidência nacional do partido

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A juventude do MDB realizou na cidade, sábado passado, o seu 12º Encontro Estadual de Inverno que reuniu cerca de 400 líderes e dirigentes do MDB de 73 diferentes cidades, entre eles o presidente Alceu Moreira e o ex-governador José Ivo Sartori. Durante o evento, a Juventude convocou o sul do Brasil para liderar um movimento de oxigenação do partido e lançou o nome do deputado estadual Gabriel Souza para presidir o diretório nacional. A convenção que definirá o novo comando da legenda será em outubro.

"Ecoamos do Sul o grito preso em nossas gargantas para defender um bloco de união", anunciou a Carta de Gramado, editada durante o encontro. O documento – que teve como signatários, além do Rio Grande do Sul, os núcleos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo – defende a retomada do MDB às suas raízes, enaltece a trajetória de líderes históricos e lamenta o uso da sigla por agentes envolvidos em corrupção. "Em nome desta esperança que segue viva e pulsante em nossos corações, conclamamos […] um grande movimento de retomada do MDB para devolvê-lo ao povo brasileiro", sustenta a carta, lida pelo presidente da Juventude gaúcha, vereador Norton Soares.

Dos 220 delegados à convenção nacional, 75 correspondem ao RS, SC, PR e SP, o que representa 34% do total. O Rio Grande do Sul é o maior colégio eleitoral, com 25 delegados. Juntos, os quatro estados contabilizam 121 votos de um total de 425, visto que alguns delegados têm voto cumulativo.

Deputado estadual em segundo mandato, Gabriel Souza, 35 anos, que foi líder do Governo Sartori, presidiu a Juventude gaúcha e também a nacional, e tem bom trânsito com Brasília. Atualmente integra o Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães Nacional.

 

“Não me arrependo das atitudes que tomamos”

O destaque do Encontro foi a presença do ex-governador José Ivo Sartori, que pela primeira vez participou de um evento político desde que deixou a função de mandatário estadual em 31 de dezembro do ano passado. Ele chegou no Teatro Elizabeth Rosenfeld por volta de 11h, demorou até conseguir acessar o auditório para atender a todos que requisitavam uma self.

Ao tomar o microfone, Sartori fez questão de enaltecer e agradecer à sua equipe de governo. “Foram guerreiros nas atitudes e no comportamento honesto. Tiveram força e aguentaram firme. Dessa forma, fizemos o que precisava ser feito, apesar de uma forte oposição. Mas deixamos um legado para a população gaúcha, e não para pequenos grupos. Eu não me arrependo de nenhuma atitude que tomamos […] nós conseguimos abrir as porteiras do Rio Grande para fazer o que precisava ser feito. Não deu tudo certo, mas nós cumprimos a nossa parte, até porque não se muda o que não se quer mudar”, frisou. A parte inicial de sua explanação foi uma espécie de prestação de contas de suas ações no comando do Palácio Piratini.

O tema para sua palestra era os desafios do cenário político e social. Nesta abordagem, Sartori disse que há uma saída para o Brasil, desde que todos façam sua parte. O ex-governador defendeu ações focadas no coletivo, mudança na estrutura do serviço público, descentralização de poder e recuperação do espírito da comunidade, evidenciando valores e experiências. Alertou que além da educação, o grande desafio do Brasil deve ser o de agregar a família. “Esse tema ninguém ousa falar, mas é lá que se constroem valores, limite, disciplina e hierarquia. Se a família não faz a sua parte, dificilmente a escola conseguirá recuperar”, opinou.

José Ivo Sartori não mencionou sobre seu futuro político. Antes de se despedir, citou uma frase de entusiasmo para os correligionários do partido: “Vamos em frente. Se não der, enfrente”. Ele não concedeu entrevista à imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido