CANELA – A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, em parceria com o Movimento Viver Sem Saber, promove a Semana do Idoso a partir desta sexta-feira (1º). Serão dias de debates, palestras e trocas de informações, com o objetivo de despertar na sociedade um olhar mais atento sobre a Doença de Alzheimer.
Uma das palestrantes é Mariela Opptiz Sorgetz, autora do livro ‘Viver Sem Saber – relatos de amor, dor e humor sobre a doença de Alzheimer’, que também é idealizadora do projeto Viver Sem Saber.
“A partir do lançamento do livro criamos este movimento com a intenção de levar para a sociedade, para as famílias que possuem portadores de Alzheimer e para o próprio paciente, ações de conscientização e mobilização de um tema que é muito latente nos dias atuais e que os números mostram infelizmente um avanço considerável da doença”, comenta Mariela, que no livro relata histórias vividas com sua mãe Dona Aninha, que é portadora de Alzheimer.
A abertura oficial da Semana do Idoso está marcada para as 17h desta sexta-feira (1º), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Campus Universitário de Canela, contando com a participação de João Senger, médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Gereatria e Gerentologia (Seccional RS), que ministrará a palestra “O Alzheimer e seus desafios: Prevenção de demências ou problemas de memória, quando se preocupar?”.
Atividades on-line e presenciais
Em virtude da pandemia e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, a programação será desenvolvida de forma híbrida, com atividades on-line e presenciais. Entre os palestrantes estão o delegado Vladimir Medeiros, a presidente da OAB Subseção Canela e Gramado, Anne Grahl Müller, o vereador e fisioterapeuta Felipe Caputo, entre outros profissionais da saúde e assistência social.
“Neste ano o prefeito Constantino Orsolin instituiu o Dia Municipal da Conscientização da Doença de Alzheimer e nada mais justo do que trabalharmos esta causa na Semana do Idoso. Temos grandes parceiros e tenho certeza de que os debates serão qualificados, levando muito conhecimento para nossa comunidade”, destaca Carmen Seibt, secretária de Assistência Social.
Neste mês de setembro, reconhecido como Mês Mundial do Alzheimer, a Catedral de Pedra de Canela foi iluminada de roxo para marcar a importância do diagnóstico e tratamento da doença.
Programação (1º a 9 de outubro)
Sexta-feira (1º)
17h: Cerimônia de Abertura e Palestra Inaugural: “O Alzheimer e seus desafios: Prevenção de demências ou problemas de memória, quando se preocupar?”.
Palestrante: João Senger – médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Gereatria e Gerentologia – seccional RS.
Local: UCS/NUCAN
Segunda-feira (4)
14h: Palestra Previdência Social – Direitos Socioassistenciais e previdenciários da pessoa idosa.
Palestrante: Assistente social Marinei Cordova.
Local: CRAS Canelinha
14h: Palestra Previdência Social – Direitos Socioassistenciais e previdenciários da pessoa idosa.
Palestrante: Larissa Scholz de Bortoli
Local: CRAS Santa Marta
Terça-feira (5)
15h: Palestra Fisioterapia e Cuidados com o Idoso/Evitando Riscos de Queda.
Palestrante: Fisioterapeuta Felipe Caputo
Local: Câmara de Vereadores
Quarta-feira (6)
14h: Palestra Violação de Direitos e Violência contra o Idoso/Interdição e Cartório de Vulneráveis de Canela.
Palestrantes: Delegado Vladimir Medeiros, delegada Cristiane Machado Pires Ramos e a presidente da OAB Subseção Canela e Gramado, Anne Grahl Müller.
Local: Câmara de Vereadores
Quinta-feira (7)
19h: Live – Acolhimento e Informação para a família que se depara com o Alzheimer.
Convidado: Eduardo Sabbi (médico psiquiatra e presidente da ABRAz/RS – Associação Brasileira de Alzheimer).
Sexta-feira (8)
14h: Palestra Saúde Mental – Pessoa Idosa no Contexto da Pandemia Covid-19.
Palestrante: Psicóloga Mônica Boeira.
Local: Câmara de Vereadores
Sábado (9)
10h: Palestra Movimento Viver sem Saber.
Palestrante: Mariela Oppitz Sorgetz
* Sessão de autógrafos do livro ‘Viver sem Saber – Relatos de amor, dor e humor sobre a doença de Alzheimer.
* Cerimônia de Encerramento e entrega da carta da Semana do Idoso de Canela 2021.












