Com um roteiro emocionante e típico de cinema, uma história inusitada chamou a atenção da comunidade. Em pleno Dia Internacional da Mulher, a canelense Marcieli Donini dos Santos, 30 anos, realizou o parto da própria filha dentro do carro, enquanto se deslocava com o marido para o hospital. Diante do desespero da situação, jamais imaginada pelo casal, ela conseguiu manter a calma e no banco traseiro trouxe à vida a pequena Clara.
Na última sexta-feira (8), por volta das 8h30, Marcieli acordou com algumas dores e cólicas, em sua casa no bairro Palace Hotel. De imediato ela telefonou para o consultório para falar com seu médico, que estava fazendo uma cesárea. Pouco mais tarde as dores aumentaram e por isso foi agendada uma consulta para as 10h, em Gramado. Marcieli então ligou para o marido, Michel Padoan Gonçalves, que saiu imediatamente do trabalho para levá-la ao médico.
E foi no caminho para o Hospital Arcanjo São Miguel que o improvável aconteceu.Michel assumiu o volante e a esposa ficou deitada no banco traseiro, sentindo fortes dores. “Fiquei deitada massageando a barriga, senti o sangue e a cabecinha, fiz um pouco de força e ela nasceu quando estávamos na rodovia”, conta a mãe. Clara, a segunda filha do casal,nasceu com o carro em movimento exatamente em frente à Castelli, no sentido Canela-Gramado da ERS-235.
Enquanto Marcieli fazia o parto da própria filha, Michel não sabia se parava o veículo, continuava até o São Miguel ou retornava para o Hospital de Canela, visto que estava no meio do caminho entre ambos. Mesmo diante do nervosismo, decidiu continuar dirigindo até Gramado. Foram quase dez minutos até chegar à emergência, quando ele desceu do veículo para informar na recepção que sua filha tinha nascido dentro do carro.
“Chegar ao hospital com a criança foi uma surpresa pra todo mundo. Eu fiz o parto da minha filha e por coincidência no Dia da Mulher. Quando chegamos na emergência os médicos vieram e cortaram o cordão umbilical, dentro do carro mesmo. Apesar da aventura, foi tudo perfeito e a bebê não teve nenhuma complicação. Mas foi uma loucura, se contarmos ninguém acredita, apenas vendo”, destaca a mãe.
Marcieli e Michel estão casados há 11 anos e também são pais da menina Anita, de cinco anos. Clara Donini Padoan nasceu com 3.230 gramas e 49,5 centímetros. O médico achou o fato inusitado, pois Marcieli estava com 37 semanas de gestação (enquanto o comum seria nascer a partir da 38ª semana) e na consulta anterior o bebê não estava encaixado para nascer. Apesar da adrenalina, a história teve um final feliz e certamente será reproduzida por várias gerações na família do casal. Após o ocorrido, Marcieli ficou conhecida pelo seu feito. Aliás, não é sempre que uma cena de filme acontece por aqui.
Texto: Gustavo Bauer/JIH