MARTINA BELOTTO
GRAMADO – O evento que destaca o talento do artesão e do pequeno empresário gramadense se encerrou neste domingo (19). Ao longo dos 17 dias de duração, a Feira Feito em Gramado atraiu mais de 35 mil pessoas, que puderam conferir de perto os 99 estandes no Expogramado. Móveis, peças de decoração, malhas, doces e perfumaria foram alguns dos produtos trazidos pelos 141 expositores. A estimativa é que cerca de R$ 1,5 milhão foram gerados em vendas.
Inicialmente, a expectativa de movimentação era de até 30 mil pessoas, mas a meta foi ultrapassada. O resultado é comemorado pela organização do evento. “O evento foi muito positivo. Mesmo que o país não esteja passando por um momento econômico estável, as vendas foram muito boas. Um expositor, por exemplo, teve um crescimento de 100% de 2017 para este ano”, comenta o diretor geral da Secretaria de Indústria e Comércio, Sandro Markowski.
Para Sandro, pode-se afirmar que a Feira está consolidada, gerando resultados positivos para os participantes e atingindo o objetivo de auxiliar o artesão e pequeno empresário. “Tivemos expositores que nunca haviam participado e que já afirmaram querer continuar na próxima edição. Cerca de 99% dos expositores confirmaram participação para o ano que vem”, avalia ele. De acordo com Sandro, o próximo passo para a organização é analisar os resultados e mensurar o crescimento do evento. “Chegamos em um ponto que a feira cresceu muito e não podemos perder o objetivo principal de ajudar o artesão e micro empresário”, salienta Sandro, que é coordenador da Feito em Gramado.
Nesta edição, a Feira registrou expansão no número de participantes e na quantidade de estandes. Em 2017, por exemplo, foram 54 estandes, 68 expositores e 640 metros de estandes. No ano passado, foram 78 estandes, 94 expositores e 1.500 metros de estandes. Nesta edição, a quantidade de estandes passou para 99, a extensão do espaço atingiu 2.500 metros e o número de expositores chegou a 141, visto que alguns participantes optaram por dividir o mesmo espaço.
A Feira está confirmada para o próximo ano e, novamente, também deve ocorrer paralelamente à Festa da Colônia. O secretário da pasta, Paulo Volk ainda acrescenta que “a expectativa para 2020 é chegar perto de 200 estandes”.












