Terceira edição do evento ocorrerá entre os dias 24 e 26 deste mês, em formato online.
GRAMADO – Em um formato 100% digital se adaptando aos tempos de pandemia, a terceira edição da LGBT Conference foi confirmada para ocorrer entre os dias 24 e 26 deste mês, mas sem deixar de trazer ao debate temas importantes e muito relevantes para a sociedade, a partir de um ponto comum: a inclusão. Já a Copa Internacional de Futsal LGBT que ocorreria de forma simultânea, foi adiada para 2021.
Com o tema “Pela Diversidade”, as inscrições já estão abertas e este ano, a organização do evento convidou o projeto Orientando para fazer a curadoria da Conference. O Orientando é comandado por pelo jovem gramadense João Victor Costa Coutinho, estudante de direito, e que, com cunho socioeducacional, visa estimular e orientar o debate saudável e plural sobre cidadania.
“Com grande alegria que recebi o convite para ser curador desta edição. Enquanto jovem e idealista foi a forma de materializar tantas ideias. Enquanto fundador do projeto Orientando e bacharelando em direito, foi a forma de expandir minhas ações. O tema deste ano é: Pela Diversidade. O intuito é dar voz àqueles não ouvidos, assim como desconstruir preconceitos de dentro da própria comunidade. Serão trazida palestras sobre pontos como: intersexualidade, prevenção a IST’s, HIV, direito homoafetivo, lgbtfobia e ainda histórias de pessoas ilustres da comunidade LGBT. Cada dia foi montado com um subtema, de forma a contar a história de uma comunidade plural e diversa que sempre existiu e resistiu à opressão social”, destaca o curador.
A grade já conta com vários palestrantes convidados como a advogada Maria Berenice Dias, artista e ativista Glorya Cristal, artista Rita D’Libra, Vinícius Lacerda, presidentes de times inclusivos de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis (SC) e Gramado (Maurício Lima – Bulls, Renan Evaldt – Magia, Flávio Prestes – Quero Quero, Ísis Reis – Sereyas), respectivamente, ativista Douglas D’Avila, Neon Cunha, influencers Gustavo e Luiz do Reservas pra Dois, Samir Mussi, Pedro Henrique, Julia Helena e Patrick Rigon.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Instagram da Conference: www.instagram.com/lgbtconference e no link docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAZfB2kWcDu45umD8BsyB69fxXT2aTxh2m8EkAdCaTi_LzCA/viewform.
Programação
Sexta-feira (24)
18h30: Abertura
18h40: Julia Helena: “O movimento LGBT como espelho de uma sociedade patriarcal”
19h10: Rita D’Libra: “Surdo LGBTQI+: como trazer acessibilidade musical para quem não ouve?”
19h40: Patrick Rigon: “Intersexualidade: existindo entre os sexos”
20h15: Maria Berenice Dias: “Perdas e ganhos”
Sábado (25)
15h: Abertura
15h10: Gustavo e Luiz: “Viagens família, compartilhando experiências!”
15h55: Vinícius Lacerda: “IST’s: formas de prevenção e a saúde do homem gay”
16h50: Pedro Henrique com participação de Vitor e Jacqueline Côrtes: “Relacionamentos, diversidade, preconceito e HIV”
17h40: Samir Mussi: “Lgbtfobia dentro da comunidade LGBT”
Domingo (26)
15h: Abertura
15h10: Flávio Prestes com participação de Maurício Lima, Carlos Renan Evaldt, Isis Reis e Douglas D’Avilla: “Inclusão e pioneirismo no Esporte”
16h15: Projeto Orientando: “Ingratidão Histórica”
16h35: Glória Crystal: “Saindo da Bolha”
17h10: Neon Cunha: “Quais vidas importam”