SÃO FRANCISCO DE PAULA – Na terça-feira (28), foi realizada, no Centro de Informações Turísticas do Município, a Assembléia de Instauração do Consórcio de Desenvolvimento Turístico do Complexo de Cânions do Josafaz. Na ocasião, ocorreu a formalização do Consórcio que deve explorar o local, com a aprovação do Estatuto do Consórcio Público, além de constituir os membros do Conselho Fiscal e a aprovação do Contrato de Rateio.
A partir do encontro, o Conselho Fiscal terá como membros o secretário de Obras de São Francisco de Paula, Cesar Saft, a secretária de Turismo, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula, Vanessa Spindler, e a secretária de Administração de Três Forquilhas, Marta Klippel. Também ficou definido como presidente do Consórcio Josafaz, o prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli, como vice-presidente, a prefeita de Três Forquilhas, Loraci Klippel Melo, e como tesoureiro o secretário da Fazenda de São Francisco de Paula, Luís Antônio Licks.
O consórcio tem, entre outros objetivos, a intenção de fomentar o turismo nos dois municípios. De acordo com o vice-prefeito Thiago Teixeira, o consórcio permitirá ações conjuntas para o desenvolvimento turístico do local, buscando parcerias, captação de recursos, estimulando investimentos, incentivando e integrando os diversos setores envolvidos no processo. “Vamos utilizar, em parceria com o município de Três Forquilhas, estratégias ambientais, econômicas e culturais que assegurem o desenvolvimento sustentável do complexo de cânions Josafaz. Queremos preservar e permitir que mais pessoas conheçam esse paraíso intocado”, disse Teixeira.
O complexo tem cinco cânions: Pedras Brancas, Tajuvas, Josafaz e um que ainda não possui identificação. O cânion do Josafaz é o maior em extensão do Brasil, com 14km e da rota do sol até o primeiro cânion são apenas 18km. O local ainda conta com cachoeiras que chegam a 2 e 3 vezes o tamanho da Cascata do Caracol, ponto turístico de Canela. As possibilidades de exploração para o Complexo de Cânions Josafaz são consideradas imensas e passam pelo turismo de aventura, turismo de contemplação, além de esportes radicais, cavalgadas, trekking, passeios de 4×4 guiados, observação de fauna e flora.
