Olá! Seja bem – vindo a mais uma coluna do Partido Progressista – Gramado. Um espaço para resgatarmos histórias de pessoas inspiradoras que tornaram a nossa cidade o que ela é.
Por aqui você vai se encantar com narrativas de personalidades marcantes, que com sua força de vontade e espírito progressista fizeram acontecer, deixando o exemplo para que as futuras gerações possam se espelhar com seus feitos e continuar desenvolvendo o melhor para a nossa Gramado.
E para darmos continuidade a essa retrospectiva progressista, e entendermos mais do início de tudo e do porquê Gramado se tornou o que é hoje, recebemos Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado (1983 a 1988, 1993 a 1996 e de 2001 a 2004, 2005 a 2008), que com sua vontade e determinação, administrou a cidade por dezoito anos de uma maneira excepcional.
Uma cidade para ser bem administrada precisa que haja um trabalho conjunto entre gestão e cidadão. Um lado não consegue se desenvolver sem o outro. A administração de Pedro Bertolucci foi um tempo de inovação e oportunidades, foi uma época diferenciada.
UMA NOVA HISTÓRIA PARA GRAMADO
Quando o ex-prefeito Pedro Bertolucci assumiu a administração, a nossa Gramado estava recém se desenvolvendo, havia algumas ruas, alguns estabelecimentos, alguns veranistas, mas a cidade não tinha infraestrutura.
70% da população Gramadense dependia da Ortopé -Indústria Calçadista-, e era no mercado calçadista que as pessoas conseguiam gerar economia para viver.
Foi então que Pedro junto de seus parceiros progressistas, tive a visão de mudar Gramado, de tornar Gramado uma cidade desenvolvida e inovadora, que pudesse entregar para as futuras gerações infinitas oportunidades e qualidade de vida.
“Eu acreditei que poderíamos criar uma outra história para Gramado.”
O turismo já era existente em Gramado nos anos 20 e 30, por veranistas que viajavam à cidade de trem, se hospedando em hotéis da cidade, mas com a Segunda Guerra Mundial, isso acabou, o trem parou de circular e o resultado disso foi a falência dos hotéis na cidade.
Mas essências jamais se perdem: “Com essa essência da cidade, que ficou apagada, acreditamos que podíamos desenvolvê-la outra vez, mas de um modo inovador e modernizado.”
Pedro Bertolucci, junto de Progressistas e cidadãos, iniciou um aperfeiçoamento dos eventos que existiam na época, Festa das Hortênsias e Festival de Cinema. E a partir desses eventos, começaram a fazer propaganda de Gramado, potencializando, assim, o turismo da cidade. Surgindo então, uma outra fotografia na economia do município, fomentando o empresariado para emergir no ramo do turismo, desenvolvendo os seus negócios e gerando lucros.
“Essa nova história de Gramado começou a ser escrita a partir do trabalho de todos os cidadãos e do Partido Progressista.”
Com o desenvolvimento desses eventos, a gestão de Pedro, trouxe outros ainda mais excepcionais para Gramado, como Natal Luz e Festa da Colônia. Eventos de grande representatividade para a cidade e que contribuem, trazendo melhorias para a população gramadense, tanto em questões de oportunidades econômicas, entretenimento e claro, alavancando a vinda de cada vez mais turistas.
Pedro ressalta que o forte da comunidade gramadense é a garra, a persistência de acreditar no melhor da cidade e querer esses resultados, e todos esses resultados se devem a essa determinação da comunidade gramadense.
“Essa nova história de Gramado começou a ser escrita a partir do trabalho de todos os cidadãos e do Partido Progressista.”
Para a nova e futuras gerações
Gerenciar uma cidade demanda determinação, disciplina e solicitude pela comunidade, é necessário uma cabeça ativa e pensante. É preciso querer inovar, desenvolvendo o melhor para a cidade e estar atento a todos os detalhes. É preciso se interessar, participar e estar disposto.
“Precisamos estar sempre em progresso, sempre querendo inovar, sempre querendo alcançar mais alto. A zona de conforto termina com tudo. Não tem nada mais gratificante que ser prefeito de uma cidade, e depois olhar para trás e enxergar todo o legado que a comunidade e nós do Partido Progressista deixamos.”
Pedro permanece contribuindo para a cidade como membro do diretório nacional do partido, faz parte da Executiva nacional, contribui na escolha dos candidatos do PP e com seu Parque Olivas de Gramado, onde atrai mais turistas para a área rural da cidade.
Na próxima semana, outra personalidade importante para a nossa Gramado estará presente, para você conhecer mais histórias do Partido Progressista, e se encantar com os feitos de um partido que com muita força e orgulho, faz o impossível para tornar qualquer coisa possível.












