InícioGeralGramado e CanelaConselheiro tutelar alerta sobre abuso infantil

Conselheiro tutelar alerta sobre abuso infantil

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O conselheiro tutelar Sílvio Luciano de Andrade, conhecido como Faustão, ocupou a tribuna do povo na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (16). Ele falou sobre o aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes e trouxe números alarmantes sobre a temática.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes ficou marcado no dia 18 de maio, semana onde ocorrem diversas ações de prevenção contra esse tipo de abuso. E data em que a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi drogada, violentada e morta.

Conselheiro

“Cerca de 100 crianças e adolescentes são estupradas por dia no Brasil, é um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com a Unicef, levantamento divulgado em 2020. Crianças de até 10 anos representam quase 35%, mesmo assim os números não refletem a gravidade da violência sexual no país, pois nem todos estados disponibilizam informações sobre a faixa etária das vítimas”, disse o conselheiro.

O estudo citado por Faustão ainda aponta que a prevalência deste tipo de violência ocorre na residência das vítimas e na maioria dos casos (86%) os autores são conhecidos. “Quando falamos em educação sexual, muitas vezes as pessoas entendem de forma errada. Não é ensinar as pessoas sobre sexo e, sim, mostrar para a criança que existem toques inadequados e que ela precisa comunicar se algo assim ocorrer. Educação sexual é fundamental para coibir esse tipo de violência”, defendeu em tribuna.

Ainda segundo Sílvio, no Conselho Tutelar de Gramado 70% dos atendimentos são de abuso sexual contra a criança e o adolescente, número que vem crescendo. A instituição está trabalhando na prevenção através da informação, um método utilizado pelos profissionais é o “semáforo do toque”, que alerta as crianças para compreenderem onde adultos não podem tocar. A iniciativa preventiva ajuda a zelar pela segurança e bem-estar dos menores.

“Estamos preocupados com o crescimento da violência contra crianças e adolescentes, precisamos de políticas públicas focadas para combater esse tipo de crime, estamos perdendo essa guerra”, alertou Faustão.

Proteja nossas crianças
Para denúncias contra este tipo de crime o Conselho Tutelar de Gramado disponibiliza os seguintes contatos:
Disque 100, onde não haverá identificação do denunciante.
Plantão: (54) 3286-4174
WhatsApp: 54 9 9977-1973
O Conselho Tutelar fica localizado no bairro Piratini, na Rua Getúlio Vargas, 484, junto ao prédio da Secretaria da Assistência Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido