REGIÃO – Uma competição inédita na região chamou a atenção durante o final de semana para quem acompanhou o 1º Torneio de Cães de Intervenção. O evento ocorreu mês passado, no pavilhão da Secretaria da Agricultura, ao lado da praça do bairro Moura, em Gramado.
A competição reuniu 26 duplas (cães e condutor) que foi formado por integrantes da força de segurança como Polícias Civil, Federal, Penal, Militar, Rodoviária Federal, Exército, Aeronáutica e Adestradores.
O evento foi organizado pelo delegado Penal da 7ª Região, Fernando Demutti, que atua no Presídio Estadual de Canela. Ele citou que o evento, além da parte teórica com palestras também teve a vivência na prática de como os cães e as força de segurança atuam em uma operação policial dentro ou fora das casas prisionais.
“Realizamos uma simulação de desordem do dia-a-dia, revista em cela, distúrbios para que possamos ter ideia do que o cão faz. Além disso, de testar os cães e prepará-los e poder desenvolver melhor o nosso trabalaho”, disse. A equipe do canil do Presídio Estadual de Canela não aprticou mda competição por estar encvolvido na organização do evento, mas estiveram acompanhando os estudos propostos no torneio.
Sobre a atividade, Fernando destacou o aprendizado adquirido e a troca de experiências entre as difernetes forças de segurança. “Foi excelente! A integração entre as forças e o networking realizado é algo sem precedentes. Conseguimos mostrar o potencial dos cães de polícia e o quanto eles podem contribuir com a sociedade”, comentou.
Na parte competitiva, foram duas categorias. No Faro (cães especializados em farejar entorpecentes e outros ilícitos). Nesta, os vencedores pela ordem repsecitvamente foram: 1º Polícia Civil (Sapiranga), 2º Polícia Rodoviária Federal (Canoas), 3º Exército Brasileiro (Porto Alegre) e 4º Adestrador Civil – Oswaldo Dalbello (Gramado).
Já no Intervenção (cães especializados em controle de distúrbios, dentro ou fora de presídios), o vencedores foram adestradores civis: 1º Fernando Moura (Gramado), 2º Oswaldo Dalbello (Gramado), 3º Sidnei Flores (Nova Hartz) e 4º Verne Rivero (Uruguai).
As premiações também chamaram a atenção e atrairam o bom número de participantes. A primeira colocação foi de R$ 10 mil, segundo lugar uma TV 70 polegadas e o terceiro e quarto colocado, equipamentos da Arena Roots, ração e produtos da Rancho BF e a quinta colocação móveis rústicos.
Saiba mais
Em Canela o canil do Presídio Estadual possui no total 8 cães.
5 de Intervenção (três Rotweiler, um Pastor Alemão e um Malinois)
2 Sociais (um Golden e um Border que atuam em atividade de recreação na Apae)
1 Faro (Malinois)
Tiago Manique – [email protected]