InícioGeralGramado e CanelaCães competem e vivenciam rotina de ações policiais

Cães competem e vivenciam rotina de ações policiais

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Uma competição inédita na região chamou a atenção durante o final de semana para quem acompanhou o 1º Torneio de Cães de Intervenção. O evento ocorreu mês passado, no pavilhão da Secretaria da Agricultura, ao lado da praça do bairro Moura, em Gramado.

A competição reuniu 26 duplas (cães e condutor) que foi formado por integrantes da força de segurança como Polícias Civil, Federal, Penal, Militar, Rodoviária Federal, Exército, Aeronáutica e Adestradores.

O evento foi organizado pelo delegado Penal da 7ª Região, Fernando Demutti, que atua no Presídio Estadual de Canela. Ele citou que o evento, além da parte teórica com palestras também teve a vivência na prática de como os cães e as força de segurança  atuam em uma operação policial dentro ou fora das casas prisionais.

“Realizamos uma simulação de desordem do dia-a-dia, revista em cela, distúrbios para que possamos ter ideia do que o cão faz. Além disso, de testar os cães e prepará-los e poder desenvolver melhor o nosso trabalaho”, disse. A equipe do canil do Presídio Estadual de Canela não aprticou mda competição por estar encvolvido na organização do evento, mas estiveram acompanhando os estudos propostos no torneio.

Sobre a atividade, Fernando destacou o aprendizado adquirido e a troca de experiências entre as difernetes forças de segurança. “Foi excelente! A integração entre as forças e o networking realizado é algo sem precedentes. Conseguimos mostrar o potencial dos cães de polícia e o quanto eles podem contribuir com a sociedade”, comentou.

Na parte competitiva, foram duas categorias. No Faro (cães especializados em farejar entorpecentes e outros ilícitos). Nesta, os vencedores pela ordem repsecitvamente foram: 1º Polícia Civil (Sapiranga), 2º Polícia Rodoviária Federal (Canoas), 3º Exército Brasileiro (Porto Alegre) e 4º Adestrador Civil – Oswaldo Dalbello (Gramado).

Já no Intervenção (cães especializados em controle de distúrbios, dentro ou fora de presídios), o vencedores foram adestradores civis: 1º Fernando Moura (Gramado), 2º Oswaldo Dalbello (Gramado), 3º Sidnei Flores (Nova Hartz) e 4º Verne Rivero (Uruguai).

As premiações também chamaram a atenção e atrairam o bom número de participantes. A primeira colocação foi de R$ 10 mil, segundo lugar uma TV 70 polegadas e o terceiro e quarto colocado, equipamentos da Arena Roots, ração e produtos da Rancho BF e a quinta colocação móveis rústicos.

Saiba mais

Em Canela o canil do Presídio Estadual possui no total 8 cães.

5 de Intervenção (três Rotweiler, um Pastor Alemão e um Malinois)

2 Sociais (um Golden e um Border que atuam em atividade de recreação na Apae)

1 Faro (Malinois)

Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido