Relógios da Catedral de Pedra voltam a funcionar com a participação direta de grupo de alpinistas canelenses
Tiago Manique
CANELA – Uma das maiores atrações turísticas do estado, a Catedral de Pedra volta a marcar as horas em seus quatro relógios instalados em sua torre de 65 metros. Por meio da doação da empresa gaúcha Beatek Sinos e Relógios, nesta segunda-feira (17), depois da reforma e da instalação de novos e modernos relógios, voltou a mostrar as horas à comunidade canelense e visitantes.
Muitas mãos passaram por este símbolo religioso e entre eles quatro alpinistas de Canela que chamaram a atenção de muitas pessoas que passavam pela frente da igreja e avistavam a colocação dos novos equipamentos.
Um destes personagens é Samuel Reis, que junto com Daniel Jaggi e Rafael Pessoa, foram os responsáveis pela conclusão das atividades que duraram seis dias de trabalho. Subir a mais de 60 metros na torre não é novidade para o grupo que participa de vários eventos quando envolve o templo religioso como o Sonho de Natal.
Reis comenta que participar deste momento foi gratificante. “Com essa notícia ficamos felizes por fazer parte do melhoramento e embelezamento da nossa tão querida Canela. Colocar os novos painéis exigiu muita atenção, dedicação e foi de tamanha responsabilidade por serem aparelhos novos e agora receberam iluminação de led nos números e ponteiros, então a atenção redobrava”, contou.
Sensação de medo e a responsabilidade de colocar o relógio da Catedral de Pedra pela simbologia que representa, o alpinista confidenciou que foi um misto de emoções, mas que a prioridade é manter a cautela e cuidar da segurança.
“Por ser uma peça delicada tivemos que ter o maior cuidado possível, pois no alto da igreja ocorre muito vento e claro em primeiro lugar nossa segurança, sempre atento e checando os equipamentos e sobre o medo de altura, respondo que sim, mas respeito pelo que está fazendo, utilizamos nesse trabalho técnicas de montanhismo como rapel e ascensão em corda”, pontuou.
Reis contou a sensação de ver a conclusão deste trabalho e de ter as atividades do grupo fazendo parte deste momento do município. “Depois, com os pés no chão, a sensação de mais um dever cumprido, fazendo parte da história da nossa cidade, vendo nossa igreja de cara nova com seus quatros relógios funcionando foi muito emocionante e gratificante por Canela ter gente com sua própria mão de obra e claro agradecimento ao pessoal da paróquia Nossa Senhora de Lourdes e o pessoal dos relógios Beatek que nos auxiliaram e confiaram em nosso trabalho e os parceiros de trabalho Daniel Jaggi e Rafael Pessoa”, finalizou.
O PROJETO
Os antigos relógios, que apresentavam problemas no seu funcionamento e não contavam com a manutenção adequada, foram retirados em agosto de 2019 para dar início ao projeto de revitalização e instalação de modernos mecanismos. O serviço foi realizado pela empresa Beatek Sinos e Relógios, sediada em Porto Alegre.
Ao todo, o projeto contemplou o fornecimento de materiais e da mão de obra de instalação dos quatro relógios de torre, de novos mecanismos acoplados nos ponteiros e minuteiras já existentes e de revitalização dos seus mostradores, sem alterar seu aspecto original. Conforme o engenheiro Marco Kaiser, diretor da empresa e responsável técnico pelo projeto, cada relógio possui três metros de diâmetro e 800 led’s para sua iluminação. Eles são controlados através de uma central eletrônica que comanda os mecanismos individuais de cada um dos quatro mostradores instalados.
“Ver os relógios da Catedral de Pedra, um dos símbolos do nosso estado, funcionando com a marca e a qualidade da Beatek Sinos e Relógios, é um grande orgulho e referência para nosso trabalho”, segundo Camila Kaiser, diretora da empresa.