GRAMADO – Formada em 2011, a Orquestra de Violões de Gramado é um projeto que visa estimular a prática da música e a propagação da arte por meio de apresentações. A Orquestra surgiu a partir de atividades de projetos extracurriculares, desenvolvidas desde 2009, envolvendo alunos da educação básica das escolas de ensino fundamental e médio, e participantes do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti. A Orquestra conta atualmente com 11 participantes.
Criada pelo músico Joe Cardoso, o projeto trabalha com aulas práticas e teóricas, e aborda vários gêneros musicais, priorizando a cultura e o incentivo da apreciação musical. Os encontros semanais para estudos e ensaios ocorrem no Centro Municipal de Cultura. “Sempre contamos com o apoio de toda a comunidade gramadense, Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e também da Gramadotur. Realizamos ensaios semanais sempre buscando inovar através de repertórios novos e com arranjos exclusivos para a orquestra”, comenta Joe. Ao longo dos últimos oito anos, o grupo já realizou mais de 450 apresentações e concertos. Destes, mais de 100 somente no Natal Luz.
“Foram muitas histórias, muitos ensaios, muitas coisas boas aconteceram e o maior legado, podemos dizer assim, é o olhar de surpresa e emoção quando realizamos os espetáculos, principalmente aos turistas que nos visitam. Sabemos que não é todo lugar que tem uma orquestra de violões, e as pessoas acham isso encantador e totalmente único, assim como Gramado. Fica aqui registrado meu agradecimento aos meus amigos, colegas e músicos da Orquestra, que souberam nestes 8 anos compreender e transmitir através da música tudo aquilo que trabalhamos. Os bastidores de um projeto como este requer muita dedicação, esforço e cooperativismo, e isso temos de sobra graças ao grupo que tenho privilégio de trabalhar”, salienta Joe.