GRAMADO – No dia 7 de julho comemora-se o Dia Mundial do Chocolate, data que marca a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. E quando falamos em Chocolate, é quase impossível não pensar em Gramado. Segundo Jaderson Souza, presidente da Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco), o município tem hoje 22 fábricas que empregam mais de 1 mil funcionários, que trabalham nas indústrias e nas lojas.
Os três períodos do ano de melhores vendas são a Páscoa, o inverno e o Natal, mas mesmo fora de alta temporada as vendas não param. Jaderson diz que hoje o produto principal de Gramado é o chocolate, e por isso o município está a um passo de se tornar a Capital Nacional do Chocolate Artesanal.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 9949/18, que confere a Gramado o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O texto seguirá agora para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.
Autor da proposta, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) disse que o início da produção local de chocolate artesanal em Gramado ocorreu na década de 1970, com o chocolate Prawer. “A Varig, então a maior empresa de aviação nacional, oferecia o produto nos kits de viagem a seus passageiros”, lembrou.
A abertura da primeira loja Prawer coincidiu com a 4ª Edição do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, em 1976. “Essa coincidência proporcionou uma grande mídia espontânea ao empreendimento de Jaime Prawer, em função da presença de artistas e jornalistas do centro do País”, disse o autor.
A Achoco também solicitou junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o selo de procedência do chocolate de Gramado, que ao ser aprovado, os chocolates aqui produzidos passarão a estampar este selo. "O regulamento do selo irá proteger e elevar ainda mais a qualidade do chocolate de Gramado, atualmente temos algumas empresas fora do município que estampam em suas embalagens chocolate de Gramado, mesmo tendo sido produzidos em outros municípios", destaca Jaderson.