O dia 02 de agosto é considerado o dia Internacional da Cerveja. E o Rio Grande do Sul tem muito o que comemorar, pois é o Estado brasileiro com maior número de registro de novas cervejarias, chegando a 186, em 2018. Seguido por São Paulo (165), Minas Gerais (115) e Santa Catarina (105). Porto Alegre é a cidade com maior número de cervejarias, são 35, seguido por Nova Lima em Minhas Gerais com 19, Caxias do Sul com 16, Curitiba com 14, Nova Friburgo e Sorocaba com 10 cada. Em 2018, o Brasil fechou com um total de 889 cervejarias. Os dados são do mais recente Anuário da Cerveja no Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Sebrae RS está presente nesse setor desde 2015 e já atendeu mais de 100 cervejarias através de projetos, consultorias e eventos. Atualmente, 30 delas participam do projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas no RS. A trajetória do Sebrae RS com cervejarias começou com o projeto Polo Cervejeiro no RS, que procurou, inicialmente, reconhecer a cerveja como um segmento e fortalecer as suas lideranças. Foram trabalhados aspectos básicos, com enfoque em gestão, precifi cação e consultorias empresariais, bem como, a identifi cação das lideranças e fomento da reconstrução da associação que os representa.
No ano seguinte, em 2016, o foco foi transferido para dentro da fábrica, para melhorar produtividade e rentabilidade. Em 2017 e 2018, o projeto tomou um novo rumo e foi destinado para crescimento e posicionamento das marcas.
Atualmente, as cervejarias representam um terço dos empreendimentos que participam do projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos. “O projeto é para que as cervejarias possam se reconhecer como indústria e ampliar o leque de atuação”, afi rma a gestora de projetos do Sebrae RS, Francine Oliveira Danigno. Ela acrescenta que o projeto também tem como objetivo apresentar as cervejarias e outras indústrias de alimentos e bebidas para supermercados, bares e restaurantes dentro e fora do Rio Grande do Sul.