Você já ouviu falar em harmonização de cervejas? O processo de harmonização consiste em unir cervejas e alimentos que não sobreponham suas características ligadas ao paladar um sobre o outro. A ideia é harmonizar a bebida com alimentos de forma a conservar o sabor de cada um para que não se perca as características principais de ambos. Quem busca pela harmonização de cervejas não pode, por exemplo, degustar uma cerveja de trigo em um churrasco, já que esse tipo de cerveja possui um sabor mais leve e combina mais com alimentos sem muito tempero. Para fazer uma boa harmonização de cervejas, é preciso levar alguns fatores em consideração, como: Amargor da cerveja e nível de picância de um alimento; Coloração da cerveja com a coloração do alimento, que deve ser semelhante; Sabores que criam contrastes entre si, como o sabor amargo e o doce, o picante e o refrescante, o ácido e neutro, etc.
Harmonizando com cerveja Pilsen
Assim como as cervejas de trigo, a cerveja Pilsen requer pratos leves, com alimentos não muito fortes. Alimentos muito temperados e com sabor forte podem quebrar o sabor da cerveja Pilsen. Alimentos como pastéis, aperitivos não gordurosos como queijo, azeitona e mandioca são boas pedidas. Outros petiscos como nozes, castanha, castanha do Pará, amêndoas e amendoim também combinam muito com a cerveja Pilsen. Alguns frutos do mar como camarão, lagosta e peixes também combinam com esse tipo de cerveja, mas é bom sempre atentar ao modo de produção, já que alimentos muito fortes poderão quebrar o sabor da Pilsen.
Harmonizando com IPA
As cervejas Indian Pale Ale são bem mais amargas do que a American Pale Ale, devido à quantidade alta de lúpulo presente em sua composição. Por isso, elas combinam mais com alimentos mais temperados e gordurosos. Uma boa pedida para acompanhar um churrasco é uma IPA. Carnes como bisteca, costelinha suína e bovina, alcatra, linguiça e outras carnes mais gordurosas são excelentes para acompanhar a IPA. Outros alimentos que também são responsáveis pela harmonização de cervejas IPA são pizzas com recheios mais gordurosos, nachos, pimentões recheados e salmão.
Harmonizando com APA (American Pale Ale)
A harmonização de cervejas do tipo American Pale Ale também é versátil. Esse tipo de cerveja, que possui um teor de amargor mais alto, combina com diferentes tipos de alimentos. Frutas como abacate combinam com a APA quando usadas em pratos como guacamole ou em saladas. Amêndoas, amendoim e castanhas também são aperitivos que combinam. Carne com chilli, taco e burritos também são boas pedidas para a APA, assim como pratos que combinam com a Weiss. Ela combina com vários tipos de carnes, que variam de frutos do mar a frango assado, hambúrguer e frituras. Pimentão recheado, pizza de calabresa e bolo de carne também são ótimos alimentos para trabalhar a harmonização de cervejas como a American Pale Ale.
Harmonizando com Weiss – Cerveja de trigo
A harmonização de cervejas de trigo é um pouco mais complexa, já que existem tipos variados que podem variar com diferentes alimentos. Elas podem combinar desde comida mexicana bem apimentada até saladas leves e comidas de boteco. Nachos, taco e chilli são alimentos típicos mexicanos que combinam com a Weiss. Algumas saladas temperadas ou não também são boas pedidas para a cerveja de trigo. Já as comidas de boteco se resumem a porções de quibes, pastéis, queijo, salame, azeitona, mandioca frita e até mesmo salsicha. O importante é que os alimentos não contenham temperos muito fortes que possam quebrar a harmonização do trigo.
Harmonizando com Amber Lager
A Amber Lager é uma cerveja que tem sua cor bem variada, bem como os tipos de malte e lúpulo, podendo ser mais ou menos amargas. Uma das marcas mais conhecidas no Brasil é a Heineken. A harmonização de cervejas do tipo Amber Lager é bem versátil. Ela combina com pratos e petiscos bastante variados. Por exemplo: Frango assado, frito ou grelhado; Carne branca, como peru, peixe e frango; Carnes pouco gordurosas e vermelhas, como churrasco; Siri e Salpicão. Mas ela também desce muito com petiscos como amendoim, castanhas, amêndoas, batata frita, mandioca frita, lingüiça, calabresa, pizza, hambúrguer, castanha de caju, nozes… Fonte: Carlos Lara (Homini Lúpulo)